Imesc forma psicólogos da SAP em Escala Hare

Os profissionais estão habilitados para aplicar o teste canadense de avaliações criminológicas nas unidades penitenciárias estaduais.

Dezenove psicólogos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) concluíram o curso de capacitação em EscalaHare – PCL-R, e estão habilitados para aplicar o teste canadense de avaliações criminológicas nas unidades penitenciárias administradas pela SAP no Estado de São Paulo.

Na região, foram capacitados sete psicólogos que atuam nas Penitenciárias “Anízio Aparecido de Oliveira” de Andradina, “João Augustinho Panucci” de Marabá Paulista, “Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena, “Maurício Henrique Guimarães” de Presidente Venceslau (PII), Centro de Progressão Penitenciária I de Pacaembu e Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Javert de Andrade” de São José do Rio Preto.

A formatura e a entrega dos diplomas ocorrerão nesta terça-feira, 26, às 15h, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça e Cidadania, na capital. A solenidade contará com as presenças dos secretários da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, da Administração Penitenciária, coronel Nivaldo Cesar Restivo, e do superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), João Gandini.

O Imesc, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, ministrou as aulas do curso da Escala Hare- PCL-R.O trabalho resulta de um convênio firmado entre o Imesc e a SAP. Por meio da parceria, 28 psicólogos que trabalham nas unidades prisionais das regiões Central, Metropolitana e Vale do Ribeira e Litoral concluíram o curso em 2018. Os 19 profissionais que receberão os certificados nesta terça-feira estão lotados nas Unidades Prisionais e Unidades de Reintegração Social (Centrais de Atenção ao Egresso e Família, Centrais de Penas e Medidas Alternativas e Células de Referências Técnicas) das regiões Oeste e Noroeste.

O curso foi composto por videoaulas teóricas, tempo para aplicação da escala em sentenciados e egressos do sistema penitenciário, além de um encontro, por turmas, de supervisão, conduzido pela psiquiatra Hilda Morana, doutora em Psiquiatria Forense pela USP, responsável pela versão brasileira do PCL-R Escala Hare no Brasil. “A disponibilização desse instrumento para os profissionais das áreas de psicologia e psiquiatria forense é muito útil para a avaliação da personalidade dos criminosos, área em que a psicologia tem tanto a contribuir e a crescer”, explicou.

De acordo com a SAP, os alunos deram um feedback positivo do curso. O questionário Escala Hare – PCL–R complementa os critérios para elaboração de avaliações que visam a subsidiar decisões encaminhadas pelo Poder Judiciário. Com a capacitação, os profissionais contam, atualmente, com mais um instrumental para respaldar seu trabalho.

O que é a Escala Hare – PCL –R?

O PsychopathyChecklist- Revised, trata-se de um teste elaborado pelo psicólogo canadense Robert Hare, que após anos de pesquisa na área da psicopatia propôs a utilização de um método de investigação que possibilita a avaliação de psicopatia, contribuindo para os estudos forenses de criminosos em todo o mundo.

O teste é composto por um questionário analisado por meio de um caderno de pontuação, baseado em 20 itens de personalidade, e que identifica de maneira acurada e mais célere psicopatas, que antes era possível apenas pelo teste de Rorschach, que é de aplicação extremamente criteriosa e demorada.

Muitas das questões apresentadas no caderno de entrevistas da Escala Hare possibilita ainda uma melhor identificação e análise dos itens dispostos nas diretrizes fixadas na Resolução SAP nº88/2010 (que dispõe sobre as diretrizes para avaliações criminológicas no âmbito do sistema penitenciário paulista), que visa a instrumentalizar os técnicos da SAP contribuindo para indicação de elementos relevantes nas tomadas de decisões do sistema judiciário.

SERVIÇO:

  • Formatura de psicólogos da SAP no curso de capacitação em Escala Hare
  • Local: Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça
  • Horário: 15h

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password