Grande dia: paciente do Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga encerra tratamento

Adriana Ferreira Souza da Silveira, de 48 anos, comemorou seu último dia de quimioterapia no Ambulatório de Oncologia da Santa Casa

Durante a descoberta de um câncer, pacientes, amigos e familiares vivenciam juntos as várias etapas que envolvem o tratamento oncológico. É uma mistura de sentimentos, como a esperança de cura, perseverança, paciência, força, determinação e também medos e angústias.

Nestas inúmeras fases, o corpo clínico e profissionais também fazem parte. Ouvem, acolhem, traçam estratégias, assistem com muita humanização. Para que o grande dia chegue, o último dia de tratamento, e seja celebrado como merece.
O grande dia chegou para Adriana Ferreira Souza da Silveira, de 48 anos. Dia quatro de outubro, o marco de sua vida. A paciente de Votuporanga encerrou sua quimioterapia no Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga.

Alívio, esperança, nova vida. A derradeira sessão foi muito especial e foi comemorada ao lado da equipe do Ambulatório: Bruna Belloni, enfermeira assistencial; Maria Tereza Teixeira Meira, técnica de Enfermagem; Julia Cordeiro de Oliveira, médica responsável pelo Ambulatório de Oncologia e Lilian Maira Curti Passos, enfermeira responsável.
Adriana descobriu o câncer de língua em março deste ano. “Começou com uma pequena lesão na minha língua e eu achei que não era nada. Com o tempo, formou um caroço atrás e tive dores. Iniciei a investigação, procurei um otorrino. Foram meses até descobrir na biópsia, em junho, que é câncer de língua maligno”, contou.
Foram 35 radioterapias em São José do Rio Preto. O início das atividades do Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga facilitou o tratamento de quimioterapia, trazendo mais conforto e facilidade. “Só tenho a fazer elogios para a equipe da dra. Julia. Muita gratidão pelos profissionais, eles cuidam com muito respeito, amor, sempre dispostos a ajudar. Para mim, facilitou demais fazer o tratamento em Votuporanga. Só posso agradecer mesmo”, afirmou.

No último dia do tratamento, a surpresa especial. Bexigas, comemoração e muita emoção. “Foi muito bom, me deram um presente que guardarei com muito carinho. Vou seguir fazendo as consultas com a médica, nutricionista, psicólogo, mas foi muito gratificante. Agradeço muito a Deus de ter concluído meu tratamento e me dar forças para seguir”, complementou.
A enfermeira responsável pelo Ambulatório, Lilian Curti Passos, destacou a felicidade de todos no encerramento de um ciclo. “Toda última sessão é emocionante para nós da equipe de Oncologia. Compartilhar esse momento junto com familiares e amigos do paciente faz tudo valer a pena. Estamos aqui para salvar vidas”, disse.

Dra. Julia explicou as próximas etapas para a paciente. “Estaremos acompanhando Adriana periodicamente. Neste momento, é fundamental o apoio de amigos e familiares para a nova fase. Quanto mais seguro o paciente estiver, melhor será sua recuperação e sua qualidade de vida”, frisou.

O Ambulatório teve início em maio deste ano e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h18. Fica localizado na Rua Tocantins, ao Lado da Pro-cárdio. Atualmente, são 60 pacientes em tratamento oncológico. Mais do que assistir, os profissionais acompanham e vivenciam juntos cada fase do tratamento. E, no caso de Adriana, é vitória!

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password