Funfarme adquire aparelho que estimula musculatura de pacientes graves em UTI Covid

A Funfarme adquiriu, no dia 13 de abril, equipamento de estimulação neuromuscular para ser usado pacientes graves na UTI Covid. O Hospital de Base (HB) está entre os primeiros centros de saúde no país a receber aparelho capaz de promover estímulos ativos na musculatura de pacientes sedados e intubados.

“A eletroestimulação nestes pacientes, principalmente os que estão sedados, intubados e imobilizados, é fundamental para que não tenham uma diminuição importante de massa muscular, o que prejudica a reabilitação pós-covid”, afirmou Lucas Lima Ferreira, fisioterapeuta da UTI Covid do HB.

Com o novo equipamento, é possível estimular a musculatura de todo corpo com choques controlados, fazendo com que os músculos se contraiam. Para cada conjunto de músculos, é necessária uma descarga elétrica específica. Antes desta aquisição, era usada a terapia de mobilização passiva.

“A técnica usada anteriormente era a chamada mobilização passiva, quando o fisioterapeuta movimenta braços e pernas do paciente. Essa técnica não melhora o atrofismo muscular, mas melhora a articulação como um todo. Além disso, usamos posicionamento funcional, mudando o paciente de posição para evitar lesões e, quando possível, mobilização fora do leito em poltronas ou prancha que reclina, para que o doente consiga se manter em pé”, completa Lucas Ferreira.

Criado pelo fisioterapeuta Prof. Dr. Paulo Eugênio Silva, o RECARE, como é conhecido, foi desenvolvido nos últimos 15 anos e possui homologação da ANVISA. No mundo, existem equipamentos similares, porém nenhum com a mesma tecnologia embarcada como estímulo de grupos musculares específicos, programação da intensidade do estímulo elétrico, capacidade de realizar exame eletrodiagnóstico, além de acesso à internet.

A Funfarme iniciou os estudos internos com os primeiros cinco pacientes e, após protocolos de atendimento estabelecidos na instituição, pretende ampliar o uso do aparelho para todas as UTIs Covid e não-Covid do complexo.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password