Forte chuva isola cidades, mata 12 e deixa desaparecidos na Grande São Paulo 

Rodízio de veículos foi suspenso, linha 10-Turquesa da CPTM está fechada, e Via Anchieta tem interdição; ainda deve chover durante toda está segunda-feira. 

A forte chuva que começou na noite de ontem (10) e que se estende pela segunda-feira (11) provocou alagamentos em diversas regiões da Grande São Paulo e bloqueou vias de acesso para a capital paulista. A previsão é de mais chuva durante o dia. Doze pessoas morreram. 

Os lugares mais afetados são os bairros de Vila Prudente e Ipiranga, e as cidades do ABC. Os bombeiros contabilizam, entre 0h e 6h, 601 ocorrências de enchentes, 34 quedas de árvore, 54 ocorrências de desabamento e 3 deslizamentos graves. 

Dez pessoas morreram. Em Ribeirão Pires, no ABC Paulista, o desabamento de uma casa deixou quatro mortos e dois feridos, segundo a Prefeitura da cidade. 

Outras quatro pessoas morreram afogadas: duas na Avenida dos Estado, uma no bairro Taboão, em São Bernardo do Campo, e outras duas em Santo André, segundo o porta-voz dos bombeiros, capitão Marcos Palumbo. 

No Jardim Zaíra, em Mauá, três casas desabaram após um deslizamento de terra. Ninguém se feriu. O mesmo bairro registrou a morte de 4 crianças em fevereiro após outro deslizamento. 

Em São Rafael, Zona Leste da capital, um deslizamento de terra atingiu uma casa. A mãe e duas crianças ficaram feridas, uma delas em estado grave. Em Embu, na Grande São Paulo, o desabamento de uma casa deixou 3 feridos graves. 

No bairro do Sacomã, no sudeste da capital, carros foram levados pela força da água e outros veículos ficaram ilhados pela enchente forçando seus ocupantes a ficarem no teto dos veículos. 

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo) informou que há diversos pontos intransitáveis na cidade. A circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM está interrompida, sem previsão de normalização. 

A região do Ipiranga também seguia em estado de alerta às 8h por conta do transbordamento do Rio Tamanduateí, na região do piscinão Guamiranga. O piscinão foi inaugurado em fevereiro de 2017. 

A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio e da Zona Máxima de Restrição de Circulação, e liberação da circulação de fretados e da Zona Azul. 

Salvamentos 

Bombeiros resgataram moradores ilhados com botes e o helicóptero Águia. Uma família foi retirada de sua casa. Um dos moradores levava um gato nas mãos. 

Diversas famílias foram içadas pelo cesto de resgate e levadas dos telhados de suas casas para um local seguro no ABC. 

Um voluntário usou uma motoaquática para ajudar resgatar morador ilhados na região do Ipiranga, na zona sul. 

Com os carros completamente debaixo d’água e passageiros sobre os veículos, o motoboy Rafael de Almeida decidiu ajudar no resgate após receber um telefonema de um amigo. “- Comecei a salvar uma pessoa, duas, quando vi já tinha socorrido umas 20 pessoas eu e meus amigos”, conta. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password