Fliv 2021 abordará protagonismo de negros e indígenas na arte

Infinitudes e Saberes Ancestrais é o tema da 11ª edição do Festival Literário de Votuporanga, de 5 a 8 de agosto, que terá Show de Toni Garrido para encerrar o evento

Na mesma semana em que Votuporanga comemora 84 anos, a cidade será palco do Festival Literário que será realizado de 5 a 8 de agosto. Os detalhes foram apresentados na manhã desta sexta-feira (16/7) em lançamento transmitido pelas redes sociais e com a participação de representantes do Governo do Estado, Prefeitura, TV TEM e apoiadores. Entre os nomes de destaque da nova programação estão o do cantor e compositor Toni Garrido e da atriz global e autora infantil Fabiana Karla.

O tema escolhido para a edição chamou a atenção pela importância. A 11ª edição do Fliv terá a temática “Infinitudes e Saberes Ancestrais” e reflete sobre o protagonismo de negros e indígenas na literatura, arte e cultura. A curadora literária será a carioca Ludmilla Lis, mulher negra, mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ, atriz, diretora teatral e performer. Dentre os nomes destacados como pensadores e escritores convidados estão: Lívia Natália; Julie Dorrico; Ellen Lima; Cidinha da Silva, Fabiana Cozza e Lirinha. A atração musical que encerra o evento ficará por conta do cantor e compositor Toni Garrido. Além de bate-papo, o público poderá acompanhar às apresentações de espetáculos, contação de histórias, oficinas e shows.

Caracterizado como um dos principais eventos multiculturais do Estado, o Festival manterá o formato especial adotado na edição passada para atender às normas de segurança contra a pandemia. A maior parte da programação será on-line, com eventos no formato drive-in.

Lançamento

A cerimônia de lançamento foi bastante prestigiada por autoridades e acompanhada por um grande público na transmissão ao vivo pelas redes sociais. Junto com o prefeito Jorge Seba e a primeira-dama Rose Seba, participaram o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari; o Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; representando a Associação Amigos da Arte, José Mauro; Luiz Ricardo Queiroz, Diretor Regional da da TV TEM; Ludmilla Lis, Curadora do Fliv; Thiago Gualberto, Vereador; Cabo Valter, Vice-Prefeito; a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Janaina Silva e o gestor administrativo da Unifev, Raynner Toschi.

O prefeito Jorge Seba destacou a importância de um evento desse porte para o município. “A cultura tem que ser valorizada por nós, gestores públicos. É uma honra termos um evento como esse em Votuporanga, que projeta a nossa cidade a nível nacional, além de valorizar os nossos artistas e levar arte para a população”, ressaltou.

As atividades serão transmitidas no canal do Youtube e redes sociais do Festival, da Prefeitura e Secretaria da Cultura e Turismo. “Preparamos uma programação repleta de magia, contação de histórias, teatro, música e muito aprendizado. Preciso ressaltar aqui, a parceira com a educação, meu agradecimento ao Secretário Municipal, Marcelo Batista, por envolver os alunos da rede municipal e também 65 municípios do Arranjo de Desenvolvimento da Educação Noroeste Paulista. Este ano o Fliv fará parte da programação escolar de nossa cidade e da região. Também estamos com diversas atividades para o público jovem e adulto, com exposição virtual, oficinas, shows e muito mais”, declarou Janaina Silva.

A programação completa estará disponível no site nos próximos dias. Inscreva-se no canal Youtube.com/flivvotuporanga e siga as redes sociais @flivotuporanga. O Festival será transmitido na íntegra pela plataforma do Governo do Estado de São Paulo #CulturaEmCasa, que lançou neste mês um aplicativo para facilitar o acesso à cultura na palma da mão.

Realização

A 11ª edição do Festival Literário de Votuporanga será realizada pela Prefeitura de Votuporanga juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Prefeitura de Votuporanga. Os apoiadores são: Associação Paulista Amigos da Arte, Poiesis Instituto de Apoio a Cultura e a Literatura, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Imagem Som e Museu Casa das Rosas. Patrocinadores: Facchini, Unifev, Starbene, Cantoia e Figueiredo, Astra Turismo e Flash Net Brasil. Promoção: TV TEM.

Homenageados

Serão quatro bate-papos com autores, um a cada dia de festival, em que personalidades da Literatura e da Música trarão suas ideias, impressões, obras e sentimentos sobre o fazer-literário no Brasil. Os homenageados são: o poeta Solano Trindade; a escritora Conceição Evaristo; a cantora Elza Soares e a cartunista Laerte Coutinho.

Curadoria literária

Ludmilla Lis é formada em Letras/Literaturas, professora de Língua Portuguesa, Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ, atriz, diretora teatral e performer. Trabalha atualmente como assessora da escritora Conceição Evaristo.

Festival Literário de Votuporanga

Realizada desde 2006, a tradicional Feira do Livro de Votuporanga deu espaço, em 2011, ao Fliv – Festival Literário de Votuporanga, um dos maiores eventos multiculturais do estado, que reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura.

O festival tem em sua programação, além de bate-papos com grandes nomes da literatura nacional, sessões de contação de histórias, espetáculos musicais, apresentações teatrais e de dança, oficinas, workshops e espaços voltados para exposição e venda de livros.

Em 2019, o Festival teve recorde de atividades promovidas. Durante nove dias, a programação contou com mais de 450 ações, que aconteceram em 17 espaços preparados para o evento, no Parque da Cultura “Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez”. Centenas de pessoas, de escolas e entidades da cidade e região visitaram o evento e aproveitaram cada momento de oficinas, exposições, contações de histórias, paradas poéticas, shows musicais, filmes, palestras, atividades recreativas, intervenções, espetáculos teatrais, bate-papo com escritores e praça de alimentação. Em 2020 a edição online já contabiliza mais de 100 mil acessos pelas plataformas digitais.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password