Escritora votuporanguense, destaque em Goiás, prepara novo livro e visita a cidade
Votuporanga está recebendo uma conterrânea que possui grande destaque no cenário cultural brasileiro. Na manhã desta segunda-feira, a Câmara Municipal recebeu a visita da escritora Maria Cristina de Freitas Bonetti – que vive e trabalha em Goiânia -GO, mas é natural de Votuporanga.
No último fim de semana, Maria Cristina participou de evento sobre Dança Circulares realizado no Ginásio Mário Covas, e aproveitou, na companhia do amigo Paulo Ferrari, para visita o seu amigo de infância, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Mehde Meidão Slaiman Kanso.
No gabinete do presidente, a escritora votuporanguense fez a entrega de um exemplar de um livro de sua autoria e aproveitou para parabenizar a estrutura e o dinamismo de sua terra.
Maria Cristina é filha de votuporanguenses, nasceu em São José do Rio Preto, mas logo mudou-se com seus pais para cá, permanecendo no período de 1952 a 1972. Em seguida, mudou-se para a capital de Goiás, onde desenvolve diversos projetos culturais e educacionais.
Em Votuporanga, Maria Cristina foi Rainha do Carnaval em 1970, Rainha da Festa das Nações, foi atleta da equipe de natação na década de 60, jogadora de vôlei e basquete das equipes da cidade. . É professora desde 1978, faz parte da Universidade Estadual de Goiás – curso de Fisioterapia, Gastronomia e Hotelaria em Pirenópolis.
É mestre e doutora em Ciências da Religião (PPGCR- PUC-Goiás), onde atuou na linha de pesquisa: Cultura e Sistemas Simbólicos, além de coordenar GT do Sagrado Feminino, área que é especialista e sobre a qual versou sua tese doutoral “O Sagrado Feminino e a Serpente: Performances Ritualísticas na Simbologia das Danças Circulares Sagradas”. Em 2017 concluiu seu Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu na Faculdade de História- UFG. Formou-se em em Danças Folclóricas Meditativas e Sagradas pelo “Ausbildungsinstitut” (DE, Friedel Kloke/2007).
Membro efetivo e Vice Presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. Em 2015, foi homenageada pelo Conselho Municipal de Cultura (SeCult- Goiânia), com Diploma de Honra ao Mérito Cultural, pelo reconhecimento de suas ações na área de Dança. Em 2018, recebeu do Governo do Estado de Goiás a comenda do mérito Anhanguera por seus relevantes serviços prestado ao Estado de Goiás (UEG).
Fez parte do trabalho pelo Laboratório de Fisiologia do acidente com o Césio 137 ; secretária executiva da FIFA do Campeonato de Futebol 5 – precursor do Socyet; secretária-técnica da Copa América de 1989 e analista em Cultura desde 2000, da Prefeitura de Goiânia.
“É sempre um enorme prazer retornar a minha querida Votuporanga, rever os amigos e ver o quanto essa cidade, minha cidade se desenvolveu nas últimas décadas”, destacou Maria Cristina.
Para o presidente da Câmara, Meidão “um orgulho para nós, votuporanguenses, ter uma filha desta terra se destacando como a Maria Cristina fez, em seu estado onde reside e trabalha”, destacou o presidente do Legislativo.
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 Comentários