Escorpiões: Votuporanga registrou 285 picadas no 1º semestre de 2019 

Em todo ano passado, o município registrou 578 ocorrências do tipo e nenhuma morte. 

Se os números de acidentes com escorpiões subiram cerca de 30% em São Paulo, no primeiro semestre deste ano, Votuporanga/SP também registrou marcas significativas como: 285 notificações de picadas do bicho e um óbito. Os números são preocupantes, se levarmos em consideração que em todo o ano passado o município registrou 578 ocorrências do tipo e nenhuma morte. 

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que os trabalhos de controle aos acidentes por escorpiões continuam sendo realizados pela Prefeitura, conforme diretrizes do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. 

Periodicamente, o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria da Saúde realiza ações de prevenção por meio dos agentes comunitários de saúde e de endemias, orientando sobre o manejo ambiental, dentre eles,  não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar os ralos principalmente durante a noite; e verificar roupas, sapatos, móveis e utensílios de cama, mesa e banho antes de utilizá-los. 

Além disso, também são realizadas orientações nas escolas e diversas instituições; preparo dos serviços de saúde para atendimento em casos de acidentes com escorpiões; e o encaminhamento dos pacientes para o hospital de referência visando efetividade do tratamento. 

Notificação 

Caso um munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, é necessário fazer contato telefônico também com o Secez por meio do 0800 770 9786. A notificação é importante, mesmo que não ocorra acidentes, já que, quando notificado, o órgão tem condições de atender a cada um desses casos, por meio de orientações e visitas, se necessário. 

Acidentes 

Na hipótese de picada, a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, se possível, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon“, na Zona Norte. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password