Enoff é o novo app do Sarahah para enviar feedbacks anônimos de trabalho 

Sarahah, app que virou febre em 2017, permitia o envio de mensagens sem identificação e causou polêmica por ser usado para a prática de cyberbullying e discursos de ódio. 

O Enoff é um novo aplicativo de feedbacks anônimos, desenvolvido pelo mesmo criador do Sarahah. Para quem não se lembra, a rede social que virou febre em 2017 permitia o envio de mensagens sem identificação e causou polêmica por ser usada para a prática de cyberbullying.  

Disponível para download grátis desde ontem (31), o app tem uma proposta um pouco diferente. Seu objetivo é que funcionários de empresas deem feedbacks em casos de assédio, corrupção e outras situações indevidas no ambiente profissional. 

Segundo a descrição oficial, as mensagens são enviadas anonimamente para chefes e representantes de recursos humanos da companhia. Nos testes feitos pela imprensa especializada, a plataforma não mostrou quais empresas brasileiras estão cadastradas no serviço. Por enquanto, só é possível usar a versão web ou baixar o Enoff no iPhone (iOS), mas o app para Android deve chegar em breve. Vale lembrar que o Sarahah foi retirado da App Store em janeiro de 2018, após ser usado para propagar mensagens agressivas e discurso de ódio. 

Como funciona  

A proposta do Sarahah é transformar o Enoff em um local seguro para que pessoas se sintam à vontade em relatar incidentes e reclamações sobre o ambiente de trabalho. 

Inicialmente, é necessário que a empresa ou a organização, inclusive instituições educacionais, faça o registro na plataforma. O cadastro inclui um documento de identificação para confirmar que a pessoa é realmente a representante da companhia. Após concluir a inscrição, o app fornece um código para que o representante consiga se comunicar com funcionários, clientes ou parceiros. Os colaboradores podem, então, fazer o login e dar o feedback sobre o local de trabalho ou estudo. 

A plataforma permite ainda que os usuários e representantes da empresa participem de uma conversa privada para obter detalhes necessários sobre problemas e incidentes. É importante ressaltar que as mensagens anônimas só serão compartilhadas com o administrador da organização. 

Apesar de estar disponível na App Store do Brasil, não foi possível encontrar empresas brasileiras no campo de busca do aplicativo.  

Sarahah 

O Sarahah teve seu auge em 2017, com alta popularidade não só no Brasil, mas também em outros países. Na época, o mensageiro ultrapassou o número de downloads do Youtube e Instagram nos Estados Unidos. 

O principal destaque da rede social era a possibilidade de enviar mensagens de forma anônima. O mensageiro, no entanto, não contava com uma forma nativa de resposta, por isso, usuários buscavam outras redes sociais para expor os recados recebidos e fazer comentários sobre eles, como no Instagram Stories e Facebook.

O anonimato do Sarahah atraiu algumas pessoas mal-intencionadas responsáveis por propagar comentários agressivos e discurso de ódio pelo mensageiro. Após muitas polêmicas, o aplicativo para iPhone (iOS) saiu do ar na App Store em janeiro de 2018. Procurada na época, a Apple afirmou que o próprio desenvolvedor havia retirado o conteúdo do ar. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password