Em tempos de isolamento social, Elektro reforça dicas de como evitar acidentes elétricos dentro de casa 

Focada na segurança dos clientes, companhia reforça a importância das atitudes preventivas para minimizar riscos nos ambientes domésticos. 

Para manter a proteção contra o novo coronavírus é preciso ficar em casa. Pensando na segurança dos mais de 2,7 milhões de clientes, a Elektro reforça a necessidade de redobrar a atenção para evitar acidentes elétricos no ambiente doméstico. O cuidado aumenta, sobretudo, com a presença das crianças, que estão permanecendo grande parte do dia dentro de casa. 

Pelos cômodos da casa 

A primeira recomendação se refere aos cuidados que devem ser seguidos na cozinha. A geladeira, por exemplo, oferece risco se a pessoa a manusear descalça ou com o corpo molhado. A água é condutor de energia, assim como as partes metálicas que compõem o eletrodoméstico. Pelo mesmo motivo, deve-se evitar o uso de sanduicheiras e grills elétricos em superfícies úmidas ou molhadas. Ainda na cozinha, é importante redobrar a atenção na hora de usar o liquidificador – objetos metálicos como colheres ou garfos não podem ser introduzidos no aparelho enquanto ele estiver ligado para não causar uma descarga elétrica. 

Na sala, a atenção se volta para benjamins e Ts usados para conectar diversos aparelhos em uma mesma tomada, como televisores, aparelhos de som, DVDs e demais equipamentos eletrônicos. O uso definitivo desses artifícios não é seguro, pois além do risco de choque elétrico, pode ocorrer uma sobrecarga no sistema, ocasionando num curto-circuito ou incêndio. 

Já no banheiro, o maior perigo está na utilização de secadores de cabelo e chapinhas. É comum as pessoas saírem do banho ainda molhadas para manusear esses objetos, aumentando o risco de choque elétrico. A combinação de água e energia elétrica não é segura, por isso, não toque no chuveiro elétrico estando descalço, e evite banhos durante tempestades com raios. 

Da mesma forma com a geladeira, a máquina de lavar não deve ser utilizada quando estiver descalço ou com o corpo molhado. A atenção aqui deve ser maior, pois quem está lavando roupa costuma se molhar no processo. É importante sempre estar seco e calçado, mantendo os fios longe da água. 

Atenção redobrada 

Existem recomendações que valem para todos os momentos, entre elas está o uso de protetores nas tomadas, uma iniciativa que evita que crianças introduzam objetos metálicos nos conectores. É importante que nenhuma criança manuseie sozinha aparelhos eletrônicos. Ao desligá-los, o adulto deve desconectar o equipamento pelo plug que o conecta à tomada, jamais pelo fio. Além disso, é necessário observar se a fiação dos aparelhos eletrônicos está em boas condições. Na presença de qualquer tipo de desgaste, o cabo deve ser substituído em imediato. E para finalizar, uma das dicas mais importantes é não utilizar o celular enquanto o aparelho estiver sendo carregado. O seguro é esperar até completar a carga para manuseá-lo. 

“A Segurança faz parte dos nossos processos na Elektro e trabalhamos para que nosso cliente também tenha uma atitude segura em sua residência. Reforçamos as orientações por meio de ações em comunidades e canais de divulgação da empresa, sempre alertando para o uso seguro da energia até mesmo com aparelhos simples do nosso cotidiano, como smartphones, geladeiras e demais utensílios domésticos. A Segurança precisa fazer parte das práticas diárias de todos nós”, comenta Guilherme Mafra, gerente de Segurança da Elektro. 

Lidando com o choque elétrico 

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar a ambulância e mantenha a calma até a chegada do socorro. 

Sobre a Elektro 

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,6 milhões de clientes (6 milhões de habitantes). 

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password