Elektro reforça o alerta: baixa umidade do ar e calor intenso aumentam os riscos de queimadas

Uma intensa onda de calor predomina nos últimos dias de inverno. Em diversas cidades do estado de São Paulo as temperaturas podem atingir recordes para a estação. O calor intenso e a falta de chuva aumentam os riscos de incêndios, principalmente, nas regiões Centro e Oeste do estado. A Defesa Civil já emitiu alertas do aumento do risco de incêndios. A Neoenergia Elektro, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica para parte das cidades localizadas nessas regiões, reforça a importância de cuidados especiais com a rede elétrica e medidas de segurança para prevenir acidentes relacionados às queimadas.

Quando as chamas atingem à rede elétrica, componentes como postes, cabos e isoladores podem ser danificados, interrompendo o fornecimento de energia. Quando o fogo está próximo da rede, a fuligem e o calor intenso criam condições para gerar curto-circuito e, como consequência, interrupção do fornecimento”, explica Guilherme Mafra, Gerente de Segurança e Saúde, da Neoenergia Elektro.

A concessionária ressalta também que a prevenção de incêndios é responsabilidade de todos. Ao adotar medidas de segurança, é possível evitar acidentes e preservar o meio ambiente. A empresa destaca algumas orientações importantes:

  1. Evite acender fogueiras ou queimar lixo próximo à rede elétrica. Certifique-se de fazer isso apenas em locais apropriados e autorizados pelos órgãos competentes.

 

  1. Não jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em áreas com vegetação seca. Certifique-se de apagar completamente qualquer material inflamável antes de descartá-lo.

 

  1. Não solte balões, pois eles representam um grande risco de incêndio, podendo causar curtos-circuitos na rede elétrica.

 

  1. Mantenha a vegetação ao redor de sua residência sempre limpa e livre de materiais inflamáveis, como folhas secas e galhos.

 

  1. Evite o uso de fogos de artifício em áreas próximas a vegetação seca, pois as faíscas podem iniciar incêndios.

 

  1. Em caso de focos de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e evite se aproximar do local.

 

 

A concessionária também alerta para que, em caso de queda de fios ou postes de energia devido a incêndios, a população deve manter distância e acionar imediatamente a empresa pelo 0800 701 01 02.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página