É falso que governo russo soltou 800 tigres e leões nas ruas

Em meio à crescente pandemia de coronavírus em todo o mundo, inúmeras informações falsas também estão se espalhando como fogo. As plataformas de mídia social tornaram-se um centro de criação dessas notícias. Neste domingo (22), surgiram inúmeros posts alegando que o presidente russo Vladimir Putin lançou 800 leões e tigres em toda a Rússia, a fim de impedir que as pessoas saiam de casa, o que logo viralizou em plataformas como Facebook, Twitter, Whatsapp e Instagram.

Um post no Twitter dizia: “RÚSSIA: #VladimirPutin derrubou 800 tigres e leões em todo o país para empurrar as pessoas a ficarem em casa. Mantenha-se seguro todos !! Houve 306 casos de infecções por coronavírus na Rússia até agora e uma morte”.

Outro usuário tuitou: “Vladimir Putin deu aos russos duas opções. Você fica em casa por 2 semanas ou fica preso por 5 anos. Não há meio termo. RÚSSIA Vladimir Putin deixou cair 800 tigres e leões em todo o país para pressionar as pessoas a ficarem em casa. Fique. Todos estão seguros! “.

A alegação, no entanto, é completamente falsa. A foto que viralizou foi tirada em 2016 e publicada pelo jornal Daily Mail no dia 15 de abril daquele ano. A imagem mostra um leão macho rondando pelas ruas de uma das maiores cidades da África do Sul.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password