Doria anuncia 4 períodos de férias por ano na rede estadual de SP 

Férias de julho terão só 15 dias e professores e alunos terão recesso também em abril, outubro e entre dezembro e janeiro. Mudança no calendário escolar começa a valer em 2020. 

Nesta sexta-feira (26), o governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou uma mudança no calendário escolar da rede estadual de ensino a partir de 2020. A partir do ano que vem, alunos e professores das escolas estaduais terão quatro períodos de férias: 

  • Uma semana em abril 
  • Duas semanas em julho 
  • Uma semana em outubro 
  • 30 dias entre dezembro e janeiro 

As principais mudanças são a redução do período de férias de julho de 30 para 15 dias, e a oficialização de duas semanas de recesso, em abril e outubro – popularmente chamadas de “semana do saco cheio”. 

Atualmente, o calendário da rede estadual prevê dois períodos de férias de meados de dezembro a 31 de janeiro e de 28 de junho a 30 de julho. 

De acordo com o governo, a mudança não representa aumento nem diminuição do período de férias nem de recesso, mas uma redistribuição. Estão garantidos os 200 dias letivos previstos por lei. 

O secretário de educação, Rossieli Soares, justifica que a mudança se dá para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos. 

“Longos período de férias são prejudiciais à aprendizagem, principalmente para as crianças em condições de mais vulnerabilidade. Aqueles que podem viajam com as crianças, mas quem está nas redes estaduais e municipais não consegue viajar, fica em casa assistindo TV.” 

Novo calendário 

O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro. “Municípios poderão aderir ao novo calendário estadual unificando os cronogramas. Rede privada, se quiser, pode seguir o mesmo modelo da rede estadual de São Paulo”, disse Doria. 

Segundo Rossieli, o calendário completo de 2020 será publicado no segundo semestre deste ano. “Estamos anunciando com muita antecedência para as famílias se organizarem e para podermos conversar com as redes municipais”, afirmou o secretário de Educação. 

O secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, diz que a mudança vai impactar na economia de turismo de São Paulo. “Barateia o turismo, tira a pressão do turismo em julho, gera empregos e impostos”, afirmou. 

Doria diz que os professores e gestores também serão beneficiados com o novo calendário. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página