Dia do Rim: Santa Casa de Votuporanga realiza ação de conscientização na Praça São Bento
Na última quinta-feira (14/03) foi comemorado o Dia Mundial do Rim, data que foi instituída com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis. Pensando nisso, a Santa Casa de Votuporanga realizou uma ação de conscientização na Praça São Bento.
O evento, realizado em parceria com a Associação dos Pacientes Renais de Votuporanga (Aprevo) e UNIFEV, atendeu mais de 200 pessoas, entre orientações gerais sobre o cuidado dos rins, checagem de glicemia e aferição da pressão, bem como realização de bioimpedância, índice de massa corporal (IMC) e aula de alongamento.
Além de profissionais da Unidade de Diálise, alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Biomedicina ajudaram na realização da ação.
Uma das atendidas foi a Cristiana Paula Fernandes, de 39 anos, que contou que veio à Praça somente por causa da ação. “Eu fiquei sabendo pelas redes sociais que iria acontecer o evento, me interessei e vim participar. Eu achei super legal, já que é muito importante se cuidar e se prevenir”, disse. Cristiana passou por aferição de pressão e exame de bioimpedância.
Para Junior Medeiros, de 40 anos, a iniciativa ajudou a população a entender um pouco mais sobre o tema. “Eu achei importante, pela conscientização.
O rim é um órgão que a gente não tem muito conhecimento, não é falado sempre, e esse evento traz essa informação para a gente”, comentou, após realizar o exame de bioimpedância e checagem de IMC.
Roda de Conversa Além da ação na Praça São Bento, a Santa Casa também realizou uma roda de conversa sobre a Saúde dos Rins para seus colaboradores, como parte da conscientização do Dia do Rim.A primeira a falar foi a médica nefrologista e responsável técnica pela Unidade de Diálise, Dra. Aparecida Paula Gondim Visoná, que explicou um pouco mais sobre as Doenças Renais Crônicas (DRC) e o funcionamento dos rins.
“Muitas pessoas ficam assustadas com a possibilidade de fazer diálise, achando que vão morrer. Não se faz diálise para morrer e sim para viver. Então temos que nos cuidar”, afirmou.
Em seguida, a nutricionista Dra. Lidiane Telini explicou a necessidade de uma alimentação balanceada para a saúde dos rins. “Não é só o sal que faz mal para os rins e causa pressão alta.
O açúcar também não pode ser consumido livremente. Tudo é uma questão de equilíbrio”, destacou. Ao final, foram entregues panfletos com informações sobre prevenção, cuidados e fatores de risco.