Cuide do seu coração: abandone o sedentarismo e o tabagismo e aposte na alimentação saudável

Neste domingo, celebraremos o Dia Mundial do Coração com uma campanha que pede o engajamento em pequenas, mas significativas, mudanças de hábitos.

No último domingo de setembro, dia 29, comemora-se o Dia Mundial do Coração, e o tema deste ano é: Seja o Guerreiro do seu Coração. “Nós todos podemos ser Heróis do Coração ao fazer uma promessa para nossos amigos, nossa família, nossos pacientes, nossos funcionários”, diz a campanha da World Heart Federation (Federação Mundial do Coração), que enumera promessas em direção a agir agora para se viver mais tempo, na melhor qualidade possível e praticando hábitos mais saudáveis. Segundo a Federação Mundial do Coração (WHF), morrem por ano 18 milhões de pessoas de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, o que representa um terço de todas as causas de morte no mundo.

Principalmente os profissionais da saúde e todos os anônimos voluntários serão os incentivadores dessa verdadeira campanha pela saúde cardiovascular. Na verdade, pela vida. Eles devem dar o exemplo pessoal organizando uma alimentação familiar saudável, estimulando uma vida ativa fisicamente para todos os que fazem parte do seu círculo familiar e social, orientando para o controle do colesterol e incentivando o abandono do tabagismo. Outra recomendação da WHF é procurar disseminar esses hábitos também no trabalho, de modo claro e positivo.

Infelizmente, a doença cardiovascular ainda é o assassino número um do mundo de hoje, mas não precisaria ser assim. Ao fazermos apenas algumas pequenas mudanças nas nossas vidas, podemos reduzir o nosso risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, bem como melhorar a nossa qualidade de vida, o que se transformará em um bom exemplo para as próximas gerações.

Cuidar do coração significa tomar pequenas mas significativas ações, e todas as citadas tornam a pessoa não apenas saudável, mas também a deixam capaz de desfrutar de sua vida ao máximo.

O Dia Mundial do Coração desempenha um papel de alerta crucial em relação às mudanças necessárias. O site da World Heart Federation é uma plataforma global vital que todos podem usar para aumentar a conscientização e incentivar indivíduos, famílias, comunidades e até políticos a agirem agora.

Devemos ajudar a reduzir a carga de mortes prematuras de doenças cardiovasculares auxiliando as pessoas em todos os lugares a viver uma vida melhor, com um coração saudável.

FONTE: Informações | Dr. Nabil Ghorayeb – Doutor em Cardiologia pela FMUSP, chefe da seção CardioEsporte do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia, Prêmio Jabuti de Literatura, Ciência e Saúde

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password