Coronovírus: votuporanguenses se arriscam em filas e aglomerações diversas 

Transmissão da Covid-19 costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas; recomendação vale para todas as idades.

Desde ontem (19), internautas Votunews enviam para redação, fotos e vídeos de diversos pontos de Votuporanga/SP, onde cidadãos se expõem ao risco de contraírem Covid-19. 

As principais imagens, são de filas em estabelecimentos bancários, contudo existem filas pelo comercio em geral, inclusive em supermercados. 

Recomendações 

A recomendação para evitar aglomerações ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: 

– Espirro
– Tosse
– Gotículas de saliva
– Contato físico com uma pessoa infectada
– Toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos) 

Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária – assim, neste momento, também representa uma decisão importante evitar locais como clubes, piscinas, praias, bares e casas noturnas. 

Ao comércio 

A Divisão de Fiscalização de Posturas da Secretaria da Fazenda de Votuporanga, informa que está visitando os estabelecimentos para orientar quanto às medidas recomendadas pelo Decreto n° 12.158, de 19 de março de 2020.  

No Artigo 7° consta recomendações ao Comércio em geral, que deverá garantir a área mínima livre de dois metros quadrados por cliente dentro do estabelecimento, mediante a distribuição e controle de senhas. É importante ressaltar que a ação da Fiscalização de Posturas é no sentido de orientar e atentar para as medidas necessárias para reduzir a propagação do vírus e proteger a saúde da população. 

Para Indústrias, a recomendação do Decreto é a de que garantam distância mínima de um metro entre trabalhadores em seus postos de trabalho, inclusive durante as refeições. Para atividades do setor de prestação de Serviços, em seu Artigo 8, o Decreto recomenda que seja garantida a área mínima livre de dois metros quadrados por cliente e entre funcionário. 

“É necessário que neste momento todos tenham consciência sobre o papel de cada um na adoção de medidas necessárias para proteger vidas humanas. Juntos, conseguiremos vencer essa batalha”, disse o Prefeito João Dado. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página