Copa Paulista será disputada em 49 dias, com testes e volta de clássico após seis anos

Serão 20 times na disputa, sendo sete da Série A1, sete da Série A2 e seis da Série A3 do Campeonato Paulista. Votuporanguense só volta a campo em 2021.

A Copa Paulista deste ano será disputada por 20 clubes em 49 dias, com um sistema parecido com de uma Copa do Mundo e promoverá o reencontro de dois rivais afastados há seis anos: Comercial e Botafogo-SP.

Segundo escalão do futebol de São Paulo terá sete participantes na competição. Os participantes da Copa Paulista de 2020 foram definidos nesta terça-feira, em conselho técnico, que marcou o inicio do campeonato para o dia 4 de novembro.

Dos 20 times na disputa, são sete da Série A1, sete da Série A2 e seis da Série A3 do Campeonato Paulista. Com a definição dos participantes, mais da metade dos times da Série A2 não vai disputar a Copa Paulista. Apenas Atibaia, Audax, Juventus, Portuguesa, Portuguesa Santista, São Bernardo e XV de Piracicaba estarão em busca de uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro.

Monte Azul, PenapolenseRed Bull Brasil, Rio Claro, São Bento, São Caetano, Sertãozinho, Taubaté e Votuporanguense são os nove times da Série A2 que não vão participar da Copa Paulista. A maioria só volta a campo em 2021 na disputa do Paulistão. É o caso de Monte Azul, Red Bull Brasil, Rio Claro, Sertãozinho e Taubaté, que optaram por não jogar o torneio e voltar suas atenções para a Série A2 do ano que vem. 

Penapolense e Votuporanguense também só terão compromissos em 2021, mas vão jogar a Série A3.

Atual campeão, o São Caetano não vai participar da Copa Paulista, mas ainda tem calendário de jogos em 2020 pela Série D do Campeonato Brasileiro. O São Bento, que disputa a Série C do Brasileirão, também não vai disputar. 

Confira todos os times que confirmaram presença: Água Santa, Atibaia, Audax, Botafogo, Comercial, Guarani, Ferroviária, Inter de Limeira, Juventus, Marília, Nacional, Novorizontino, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Primavera, Rio Preto, São Bernardo FC, Velo Clube e XV de Piracicaba.

Comparação com 2019 

A Copa Paulista de 2019 contou com 24 participantes sendo 12 da Série A2, cinco a mais que em 2020. Na ocasião, Atibaia, Água Santa, Inter de Limeira, Juventus, Linense, Nacional, Portuguesa, Rio Claro, Santo André, Taubaté, Votuporanguense e XV de Piracicaba disputaram o torneio no segundo semestre.

Porém, entre os times da Série A2 de 2020 (incluindo promovidos da A3 e rebaixados da A1 em 2019), pouco mudou. Rio Claro, São Caetano, Taubaté e Votuporanguense deixaram de disputar a copa, enquanto Audax, Portuguesa Santista e São Bernardo entram no páreo.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password