Israel Domingues de Oliveira, de 71 anos, era considerado foragido desde 5 de maio. ‘Barão do Ecstasy’ tem extensa ficha criminal.
Israel Domingues de Oliveira, de 71 anos, conhecido como “Barão do Ecstasy”, foi preso pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (11), em São José do Rio Preto (SP), depois de mais de dois meses foragido.
Os policiais cumpriram o mandado de prisão por associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma. Israel foi condenado a 18 anos de prisão por tráfico internacional de drogas e por liderar quadrilha.
De acordo com a polícia, Oliveira estava foragido desde 5 de maio. A prisão ocorreu na casa do suspeito, em São José do Rio Preto. Em seguida, ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes da cidade.
Tráfico internacional de drogas
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/07/01/droga_iJRpmna.jpg)
Comprimidos de ecstasy eram distribuídos na região noroeste paulista — Foto: Reprodução/TV TEM
O “Barão” já havia sido preso por tráfico de drogas e tem uma ficha policial extensa.
Oliveira foi preso em 2005, com mais de 18 mil comprimidos de ecstasy. À época, ele foi condenado por comandar uma quadrilha de traficantes em cidades da região noroeste paulista.
O “Barão do Ecstasy” também foi apontado como comandante de um esquema de tráfico de drogas em todo o estado de São Paulo.
Além disso, o réu já respondeu a processo por tráfico internacional de entorpecentes na 4ª Vara Criminal de Rio Preto.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/07/01/barao1.jpg)
Segundo as investigações, o “Barão do Ecstasy” trazia do Peru remessas frequentes de cocaína, sempre em pranchas de surf para despistar a polícia.
De acordo com a polícia do Brasil, a droga era enviada para a Holanda, onde era trocada por ecstasy. Depois, os comprimidos eram vendidos em cidades do interior paulista.
O criminoso chegou a confessar o crime e assumiu que contratava jovens para fazer o transporte das drogas.
Em 2015, ele foi preso durante uma operação policial, mas foi solto pouco tempo depois. À época, a polícia encontrou armas na casa dele, uma calibre 32 e outra 38, além de munições dos mesmos calibres e de calibre 25.
G1