Aprenda uma receitinha caseira de sal de ervas.
Você sabia que os brasileiros consomem em torno de 9,34 gramas de sal por dia, representando quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 5 gramas? E não é apenas o sal o fator preocupante, mas também o alto consumo de sódio por outros produtos além do sal de cozinha: os chamados temperos industrializados prontos.
Glutamato monossódico: qual o mal de consumir diariamente?
O glutamato monossódico é o sal sódico do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais mais abundantes. No corpo, o glutamato monossódico funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, gerando alterações de agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. Ele é classificado como um aditivo alimentar capaz de alterar comportamento e provocar alterações à saúde. Comumente presente em temperos industrializados para uso no preparo de receitas como arroz, feijão, carnes entre outras.
Como reduzir o consumo de sódio e sal de cozinha?
O Guia Alimentar para População Brasileira mostra que a ingestão de nutrientes e compostos antioxidantes, promovida pela alimentação, é essencial para a saúde, e isso vale para os temperos utilizados na culinária, visto que muitas opções são prejudiciais ao organismo. Os condimentos naturais devem ser utilizados como substitutos para a maioria dos temperos prontos. Por isso, as especiarias naturais como orégano, alecrim, manjericão, manjerona e salsinha desidratadas são indicadas para uso no preparo de refeições, junto ao sal.
Confira uma sugestão de combinação de sal de ervas:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de sal
- 5 colheres de sopa de alecrim desidratado
- 6 colheres de sopa de salsinha desidratada
- 6 colheres de sopa de manjericão desidratado
- 6 colheres de sopa de orégano desidratado
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e coloque em um pote de vidro seco com tampa para usar em receitas.
FONTE: Informações | g1.globo/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”