Combinar distanciamento social, máscaras e higiene das mãos é melhor estratégia para combater Covid-19, mostra estudo

Estratégia mais eficaz incluiu tanto medidas adotadas individualmente quanto o isolamento imposto, mostra a pesquisa, publicada nesta terça (21) na revista científica ‘Plos’. Métodos já eram recomendados pela OMS e por especialistas ao redor do mundo.

Combinar o distanciamento social, o uso de máscaras e a higiene das mãos é melhor estratégia para combater a Covid-19, mostra um estudo publicado nesta terça-feira (21) na revista científica “Plos”.

Os métodos já eram recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por especialistas ao redor do mundo para diminuir a contaminação pela doença, que já matou mais de 80 mil pessoas no Brasil.

No estudo, os pesquisadores desenvolveram um modelo computacional da disseminação da Covid-19 com base em informações sobre a epidemiologia da doença. Eles usaram o modelo para estudar o efeito previsto de várias medidas de prevenção no número e época de ocorrência dos casos de coronavírus.

Os cientistas, do hospital afiliado à Universidade de Utrecht, na Holanda, perceberam os seguintes cenários:

  1. se a população se torna rapidamente consciente do coronavírus e da eficácia das medidas de prevenção, as chamadas “medidas autoimpostas” – como distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos – podem tanto diminuir como atrasar o “pico” do número de casos;
  2. se a eficácia dessas medidas passa dos 50%, é possível evitar uma grande epidemia;
  3. se as medidas autoimpostas demoram de ser implementadas, entretanto, elas ainda podem reduzir o número de casos, mas não atrasam o pico;
  4. a implementação antecipada do distanciamento social, imposto por governosconseguiu atrasar, mas não reduziu o pico da epidemia da doença.
Os cientistas concluíram, então, que a combinação das medidas autoimpostas – principalmente se elas forem adotadas por uma grande parte da população – com o distanciamento social imposto pelo governo tem o potencial de tanto adiar como reduzir o pico da pandemia.

O modelo não levou em consideração a demografia de um lugar ou a diferença dos padrões de contato social entre as pessoas.

“Enfatizamos a importância da conscientização sobre a doença no controle da epidemia e recomendamos que, além das políticas de distanciamento social, o governo e as instituições de saúde pública mobilizem as pessoas a adotar medidas autoimpostas com eficácia comprovada, a fim de enfrentar com sucesso a Covid-19”, dizem os autores.

FONTE: Informações | g1.globo.com

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página