Com dias contados, tomada de três pinos reduziu acidentes fatais

O governo federal pretende rever a adoção da tomada de três pinos no Brasil. Desde 2011, o fio-terra nos plugs virou padrão nos eletrodomésticos.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, houve diminuição nos acidentes fatais com choques elétricos desde a implementação do novo modelo de tomadas. “Nos dez anos anteriores à implantação do padrão a média de acidentes fatais de origem com choque elétrico era por volta de 1.500 por ano. Hoje, esse número é decrescente da ordem de 600 acidentes anuais”, explica o gerente de tecnologia e política industrial da Abinee, Israel Guratti.

Para ele, é notável que o modelo traz segurança aos consumidores. “O terceiro pino de conexão do aparelho ao fio-terra é o que elimina o risco de choque elétrico por parte do usuário.Além disso, o formato, também evita choques elétricos, principalmente pelas crianças, preservando a segurança de todos os usuários”, afirma.

A lei em vigor, de 2009, determina que todas as novas edificações possuam sistema de aterramento. Hoje, não há um padrão internacional estabelecido e o brasileiro foi desenvolvido no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Região Noroeste

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password