Com câncer, Asa Branca volta a ser internado: “Falta de ar e os lábios roxos”

Sandra dos Santos, mulher de locutor de rodeio, tem cuidado do marido que ainda é portador do vírus HIV e da doença do pombo.

Asa Branca voltou a ser internado na madrugada desta sexta-feira (27). O locutor de rodeio, que está com câncer na mandíbula, se sentiu mal e foi levado por sua mulher, Sandra dos Santos, para Hospital Municipal Vereador José Storopolli Vila Maria, em São Paulo.

“Dei entrada no hospital com o Asa bem mal mesmo. Ele estava com muita falta de ar e os lábios roxos. A pressão dele também estava muito baixa, 7 por 5. Os batimentos cardíacos chegavam a 124. Ele estava totalmente confuso. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) o encaminhou para o hospital Vermelhinho, que era o mais próximo da gente. A médica, que parece muito boa, disse que ele vai ficar internado, mas só com com cuidados paliativos. Ela queria entubá-lo, mas eu disse que ele não gostaria de ser entubado. Era inclusive um combinado que ele tinha com o oncologista dele. Ele pedia para que se ele passasse mal, não fosse entubado”, explicou Sandra para Quem.

Na tarde da quinta-feira (26), Sandra dividiu com Quem que o marido estava muito confuso e que tinha dito que iria se encontrar com Jesus.

“Ele está muito confuso. Hoje ele me chamou para ir embora. Perguntei para onde e ele respondeu que Jesus estava chamando ele”, conta Sandra. “Aí expliquei que eu não poderia ir, mas disse para ele deixar Jesus conduzi-lo porque ele iria para um lugar bonito sem dor e que ia poder abrir a boca e comer… Disse que quando eu pudesse ir, encontrava com ele lá.”

Sandra, que tem procurado uma enfermeira para ajudá-la, estava cuidado dele em tempo integral na casa que o casal aluga na Zona Norte de São Paulo. Asa come por sonda e precisa trocar sempre os curativos que cobrem o orifício aberto na região da garganta, que se abriu com os rompimentos dos tumores.

“Ontem e hoje eu nem dormi só correndo atrás dele que acorda várias vezes confuso. Hoje, ele não me deixou ficar no banheiro com ele na hora do banho aí caiu e foi difícil levantá-lo.

O locutor recebeu alta do Instituto do Câncer de São Paulo há um pouco mais de duas semanas após as infecções causadas pelos rompimentos de tumores terem sido controladas.

Na ocasião, a equipe médica tinha sugerido que ele fosse encaminhado para um casa de repouso em Cotia, mas Sandra preferiu levá-lo para casa para o conforto do marido. Familiares e amigos divulgaram vaquinhas online para arrecadar fundos para ajudar com as despesas de Asa, que costuma ter um gasto de 6 mil reais por mês.

“Somos aposentados e vivemos uma vida sem luxo, em um apartamento em um bairro simples com aluguel de 1.800 reais por mês. Tudo o que eu procuro é dar um pouco de conforto para ele neste momento”, explica Sandra, que tem um gasto médio de 6 mil reais por mês com as despesas da casa e médicas.

As ajudas para Asa, que também é portador do vírus HIV e criptococose, conhecida como a “doença do pombo”, têm sido recebidas por dois sites, em reais pelo Vakinha (clique aqui) e em dólares pelo o Go Fund Me (clique aqui para ajudar), que está sendo feito meio amigo do locutor Haroldo Amaral  nos Estados Unidos, onde Asa Branca já morou na época de auge no rodeio. Haroldo ainda está vendendo bonés por 40 reais para ajudar o amigo pelo WhatsApp.

FONTE: Informações | revistaquem.globo.com

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password