Colheita de soja do Brasil 2019/20 deve crescer para 123,8 mi t, prevê Safras 

Na safra anterior (2018/19), o Brasil produziu 117 milhões de toneladas, enquanto os EUA colheram 123,7 milhões, segundo o USDA. 

A safra de soja do Brasil em 2019/20 deverá somar 123,8 milhões de tonelada, alta de 4,7% ante a temporada anterior, quando a produção foi atingida pelo clima desfavorável em algumas áreas, estimou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado. 

O aumento previsto para o novo ciclo está baseado também em um crescimento de área plantada de 0,8 por cento, para 36,631 milhões de hectares, configurando-se na maior área da história do país, segundo a consultoria. 

A safra 2019/20 do Brasil começa a ser plantada em meados de setembro, enquanto a dos EUA está em desenvolvimento, após uma temporada de plantio no Hemisfério Norte afetada pelas chuvas excessivas, que colaboraram para reduzir expectativas de colheita norte-americana para 104,6 milhões de toneladas, segundo o USDA. 

O recorde anterior na produção de soja do Brasil foi marcado em 2017/18, acima de 120 milhões de toneladas, quando produtores no maior exportador global de soja foram favorecidos por um clima favorável. 

Na safra anterior (2018/19), o Brasil produziu 117 milhões de toneladas, enquanto os EUA colheram 123,7 milhões, segundo o USDA. 

Apesar da projeção positiva, baseada na recuperação das produtividades ante 2018/19, o ritmo de aumento de área no Brasil deverá diminuir nesta safra, por incertezas sobre a questões fiscais e aumento de custos, além de recente queda nos preços da commodity, disse Roque. 

Segundo ele, indefinições sobre os rumos do mercado internacional no contexto da guerra comercial EUA-China também “trazem um cenário de desconforto para o produtor brasileiro neste momento”. 

“Tal desconforto leva, inicialmente, à intenção de elevar pouco a área a ser semeada com soja na nova temporada. Além disso, a recente melhora na remuneração da pecuária brasileira diminuiu o ímpeto da transferência de pastagens para o cultivo da oleaginosa”, comentou Roque. 

Deverá haver algumas transferências de áreas de feijão e milho verão nas regiões centrais do país, mas também em um ritmo inferior às safras anteriores. A maioria dos Estados brasileiros deverá ter aumento de área na soja, indicou a Safras. 

Milho  

Já a área plantada com milho no verão na nova safra deverá recuar, com produtores deixando para apostar no cereal na segunda safra, observou o analista Paulo Molinari. 

“Os preços mais altos dos fertilizantes também favorecem com que os produtores optem por um cultivo mais expressivo da oleaginosa no verão”, explicou o analista. 

Inicialmente, Safras indica uma retração de 1,3% na área a ser plantada com a safrinha em 2019/20. Dessa forma, a área total com o milho deverá ocupar 17,682 milhões de hectares, com recuo de 1,8% frente a 2018/19, o que resultaria em produção de 103,970 milhões de toneladas, versus históricos 107,492 milhões do ano anterior. 

FONTE: Informações | Reuters

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password