Clarão na madrugada no céu do Estado de SP intriga moradores

Um clarão na madrugada desta quarta-feira (3) no céu do estado de São Paulo está intrigando moradores, que estão compartilhando vídeos fotos e relatos nas redes sociais.

Internautas disseram que o clarão ocorreu por volta das 5h09. Nas redes sociais, muitas pessoas especulavam o que poderia ter causado o brilho no céu. Alguns achavam se tratar da passagem de algum meteoro, por exemplo. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada.

O g1 entrou em contato com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) para comentar o assunto e aguarda um retorno. O clarão foi registrado na capital, e em pelo menos oito cidades do interior do estado: Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba e São João da Boa Vista.

Especialista
Segundo um astrônomo ouvido pela TV Globo que analisou as imagens e relatos, o mais provável é de que o clarão tenha ocorrido pela passagem de um meteoro brilhante no céu de São Paulo.

“Eu realmente vi os vídeos e tudo indica que é realmente um bólido [meteoro brilhante], é um asteroide, um fragmento de um asteroide que entrou na atmosfera. E esse clarão, ele é produzido no momento que esse pedaço se fragmenta em pequenos pedaços. Talvez não sobre nada que dê para descobrir no solo. Mas é um evento, relativamente, entre o comum e raro”, disse o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Nas próximas horas e próximos dias teremos mais informação sobre o que realmente foi esse evento que produziu [o clarão]”, completou.

Na astronomia, bólido é o nome que se dá para um meteoro brilhante. De acordo com o astrônomo, o risco de o objeto atingir alguém é pequeno.

“Sempre existe um certo risco, mas, em geral, se são alguns objetos que representam algum risco real, a gente acompanha os objetos relativamente grandes que poderiam causar algum estrago, que possa danificar prédios, que possa ter algum tipo de risco real”, falou o astrônomo. “Esse [objeto que causou o clarão nesta quarta] muito provavelmente não teria risco nenhum. Deve ser algum menor, muito pequeno, que produz um espetáculo, como se vê nesses vídeos que estão passando aí, mas não representa nenhum tipo de perigo real”.

Aguaí
“Foi 5h09 e eu estava mexendo no computador e depois fazendo café na cozinha, quando deu um clarão e fez barulho nos vidros das janelas de casa”, disse à reportagem o aposentado Reginaldo Mendes Monteiro, de 59 anos, morador de Aguaí, no interior do estado.

É da casa dele o vídeo acima nesta matéria que mostra um clarão sobre o carro.”Tenho 17 galinhas que ficaram agitadas com esse clarão. Pensei que fosse alguma explosão de botijão de gás. Mas aí vimos uma câmera de onde moro e deu para ver uma bola branca no vidro do veículo e fez vê um clarão e um barulho”.

Hortolândia
Caio Rigamont enviou para a reportagem um vídeo que fez de dentro de um automóvel em Hortolândia, onde o clarão no céu também foi visto. O horário é o mesmo das demais imagens que circulam nas redes sociais.

Capital
A internauta Jaque Braz conversou pelo Twetter com o repórter Eliezer dos Santos, da TV Globo, e também disse ter visto o clarão no Centro de São Paulo.

São João da Boa Vista
A cidade de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, também teve registro de um clarão no céu.

Amparo
Amparo, outra cidade do interior paulista, também registrou um brilho no céu na madrugada desta quarta.

Rio Claro
Em Rio Claro, também no interior de São Paulo, a moradora Nadia Matana informou que a câmera de sua casa registrou o clarão no céu. Ela enviou a imagem para a reportagem. “Minha câmera também pegou a imagem do meteoro”, disse a mulher.

Sorocaba
Um morador de Sorocaba levou um susto ao olhar as imagens da câmera de segurança da casa dele e se deparar com um clarão no céu na madrugada desta quarta.

Juliano de Proença Soares contou ao g1 que costuma sempre verificar a câmera antes de sair de casa para levar a esposa ao trabalho. “Como tem sensor de movimento, recebi um aviso por volta das 5h15 e quando fui voltar a gravação vi o clarão. Dei sorte”, disse.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password