Chuva chega ‘tímida’ ao noroeste paulista após período de estiagem
Votuporanga, São José do Rio Preto e Araçatuba registraram chuva na madrugada desta quinta-feira (15). Nível de água é considerado pequeno ainda.
A chuva deu as caras na região noroeste paulista na madrugada desta quinta-feira (15) depois de meses de estiagem. Ainda não foi o necessário para encher reservatórios que abastecem as cidades, que estão baixos, mas já é um sinal que a situação pode melhorar.
Em São José do Rio Preto, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, a chuva começou por volta das 5h e durou uma hora. O nível foi de 2 milímetros por metro cúbico, considerado ainda uma chuva fraca.
Já em Araçatuba, a chuva veio moderada, assim como em Penápolis, Birigui e Guararapes. De acordo com o Corpo de Bombeiros dessas cidades, choveu pouco e não chegou a todos os bairros.
Na região de Votuporanga, de acordo com o Ciagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológico), no acumulado da chuva desta quarta-feira (14) e quinta-feira (15) choveu 1,8 milímetros. Mas a chuva também não chegou em todas as regiões.
Vento forte
Na região de Pereira Barreto não choveu ainda, mas os ventos foram fortes nesta quinta-feira (15). Segundo as medições da Unesp, os ventos chegaram a 40 km/h, o que é considerado vento muito forte na escala.
Por isso, o Corpo de Bombeiros alerta para o perigo aos pescadores e orienta para não entrar no Rio Tietê com os ventos fortes. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para ventos e chuva forte nos próximos dias. Em Pereira Barreto não chove há mais de 100 dias.