CCJC aprova matéria que amplia imunidade tributária a templos religiosos

A Proposta de Emenda à Constituição 5/23, de coautoria do deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), que amplia a imunidade tributária a templos de qualquer culto foi aprovado nesta terça-feira, 19, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Hoje, a Constituição estabelece que a imunidade tributária vale somente para o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com as finalidades essenciais das entidades e a PEC estende essa imunidade à aquisição de bens e serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços.

Para o deputado federal, as igrejas desempenham um papel significativo na sociedade em muitos aspectos, devido às suas diversas funções e influência histórica. “As igrejas frequentemente desempenham um papel importante na transmissão de valores morais e éticos para a sociedade e muitas estão envolvidas em atividades de caridade, como distribuição de alimentos, assistência a desabrigados, cuidados com doentes e idosos, e apoio a comunidades carentes”, afirmou o parlamentar paulista.

Fausto Pinato também ressaltou que a Súmula 724 do STF já expressou como interpretação adequada, de forma a garantir a total efetividade à garantia constitucional e evitar desnecessários embates administrativos e judiciais.

Com a admissibilidade aprovada, a PEC será analisada para uma comissão especial constituída para este fim e, em seguida, pelo Plenário.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password