De acordo com órgão regulador da aviação civil, o Cessna prefixo PT-XRI estava com aeronavegabilidade suspensa por falta de certificado, vencido no dia 9. Avião caiu e matou piloto na madrugada desta sábado (18), em área rural de Altair (SP).
O avião monomotor que caiu e pegou fogo, matando o piloto, na área rural de Altair (SP), na madrugada deste sábado (18), estava impedido de voar pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os bombeiros encontraram partes da aeronave espalhadas pelo canavial onde ele caiu (veja vídeo).
O g1 apurou junto ao órgão que o monomotor Cessna U206E prefixo PT-XRI estava com o certificado de aeronavegabilidade (CA) suspenso por ter vencido no dia 9 deste mês.
Sem o certificado válido, o aparelho está legalmente impedido de voar, o que torna sua operação irregular, conforme a Anac.
O avião está registrado em nome da empresa Igor Leite Distribuidora Ltda., com sede em São Paulo (SP). O g1 tenta contato com representantes da empresa.
De acordo com dados do Registro Aeronáutico Brasileiro da Anac, o Cessna que caiu foi fabricado em 1970, com capacidade para o piloto e mais cinco passageiros, e tinha licença apenas para serviços privados, sem autorização para táxi aéreo.
No momento do acidente, na madrugada deste sábado (18), apenas o piloto estava na aeronave, de acordo com informações da Polícia Civil.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou que os investigadores foram acionados para fazer a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-XRI.
Durante a Ação Inicial, profissionais credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação. G1












