Avião dos EUA cai no Afeganistão e Talibã assume autoria de ataque

Aeronave que é usada para monitorar caiu em uma região dominada pelo Talibã no Afeganistão.

Uma aeronave militar dos Estados Unidos caiu no leste do Afeganistão nesta segunda-feira (27), de acordo com um porta-voz do grupo terrorista Talibã e um jornalista ligado ao grupo.

Os EUA confirmaram que o avião é americano. Trata-se de um Bombardier E-11A, que os EUA usam para monitoramento eletrônico no Afeganistão.

Inicialmente, uma porta-voz do exército dos EUA não quis comentar a declaração do Talibã. No entanto, havia vídeo do local da queda na internet que sugeria que se tratava de um avião dos EUA.

Tariq Ghazniwal, um jornalista na área, disse que ele viu a aeronave em chamas. Em uma troca de mensagens em uma rede social, ele disse à Associated Press que ele viu dois corpos e que a parte da frente da aeronave estava muito queimada. Havia danos ao corpo do avião também na cauda.

Não foi possível verificar as informações de Ghazniwal.

Foi um porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, que reivindicou a derrubada do avião das Forças Aéreas dos EUA na província de Ghazni.

Ghazniwal, o jornalista, disse que o local da queda fica a cerca de 10 quilômetros de uma base militar dos EUA. Terroristas foram até lá para proteger o local. Outros militantes foram a uma vila onde, eles suspeitam, dois sobreviventes foram acolhidos e escondidos.

O Talibã controla uma parte grande da província de Ghazni – a área onde a aeronave caiu é dominada pela organização terrorista.

O jornalista disse que o local onde o avião caiu é perto de uma vila chamada Sado Khelo, no distrito de Deh Yak. Ele disse ainda que a queda aconteceu pouco depois das 13h locais (cerca de 5h30 de Brasília), mas que os moradores não notaram um barulho de queda. Ele disse que ele mesmo não sabia se o avião foi derrubado, mas apenas que foi silencioso.

FONTE: Informações | g1.globo.com

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password