Avalanche deixa sete alpinistas desaparecidos no Himalaia

Taxa de mortalidade de Annapurna, no Himalaia, é mais alta que a do Everest, o pico mais alto do mundo.

Quatro alpinistas sul-coreanos e três nepaleses estão desaparecidos após uma avalanche no maciço de Annapurna, um dos picos mais altos do Himalaia, segundo anunciaram autoridades do Nepal neste sábado (18).

A avalanche ocorreu a uma altitude de cerca de 3.200 metros, perto do acampamento base para a subida de Annapurna, depois de uma forte nevasca na sexta-feira (17).

“Fomos informados de que não há contato com quatro sul-coreanos e três nepaleses após a avalanche. Uma equipe de resgate foi enviada ao local”, disse à AFP Mira Dhakal, autoridade do Ministério do Turismo do Nepal.

O chefe de polícia local, Dan Bahadur Karki, disse que o mau tempo dificultou os trabalhos de socorro. “A equipe está a caminho. Também temos um helicóptero pronto para decolar se o tempo melhorar”, disse.

Annapurna é uma montanha particularmente propensa a avalanches e tecnicamente difícil de ser escalada. Sua taxa de mortalidade é mais alta que a do Everest, o pico mais alto do mundo.

Na Coreia do Sul, oficiais da relataram que os quatro alpinistas desaparecidos faziam parte de uma equipe de professores voluntários que trabalham com crianças no Nepal.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul anunciou que está se preparando para enviar uma equipe de assistência ao Nepal e que as famílias dos alpinistas desaparecidos já foram informadas.

Milhares de pessoas visitam a região de Annapurna todos os anos, atraídos pelos magníficos espetáculos dos picos do Himalaia.

Em 2014, uma tempestade de neve matou quase 40 pessoas nessa mesma região, em uma das maiores tragédias que afetaram essa atividade turística no Nepal.

FONTE: Informações | g1.globo.com

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página