Amazon entra de vez no Brasil 

Entrega rápida pode ocorrer em até dois dias; clientes que gastarem mais de R$ 149 terão frete grátis. 

 Nesta terça-feira (22), a gigante do comércio eletrônico Amazon chega com tudo ao território nacional, a empresa anunciou o início das operações de um novo centro de distribuição em Cajamar/SP. Ao todo, 120 mil novos itens passam a fazer parte do estoque da empresa, que vai vender diretamente para o consumidor final. Entre as novidades da operação, a possibilidade de entrega rápida em até dois dias, caso o cliente cumpra alguns requisitos. 

O anúncio foi feito pelo gerente regional Alex Szapiro. Até agora, a Amazon realizava vendas principalmente no modelo de market place, ou seja, outras lojas ofertavam seus produtos dentro do site e nos aplicativos da empresa.  

Com a mudança, a companhia passa a oferecer 15 categorias de produtos. Dentre os novos setores estão: brinquedos, produtos para bebês, beleza e cuidados pessoais. Os usuários perceberão novas verticais dedicadas a estas temáticas diretamente no menu de navegação da Amazon brasileira. 

O reforço na atuação nacional tem a ver com o novo centro de logística. Ele se soma a outro em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, onde atualmente ficam alguns aparelhos, dentre eles o Kindle. Szapiro estima que os 42 mil metros quadrados equivalem a dez estádios de futebol. Lá vão atuar alguns dos 1,4 mil funcionários diretos e indiretos da companhia no país. 

A despeito de um centro novinho, construído especialmente para a empresa, que não revela o investimento nem o tempo dedicado ao projeto, não há robotização do espaço. São humanos que realizam toda a movimentação de estoque. “- O ser humano é muito mais eficiente para escolher as prateleiras e colocar os produtos”, explica Szapiro. Ele ressalta que apenas 26 dos 175 centros de logística espalhados pelo mundo adotam modernos robôs para a realização de tarefas. 

Os consumidores contam, a partir de agora, com diversas opções de entrega. O funcionamento é similar ao do e-commerce nos Estados Unidos: para cada compra, a Amazon oferece diversos preços e prazos (inclusive com serviço dos Correios). O delivery rápido figura entre as modalidades. Neste primeiro momento, está disponível para itens selecionados e a consumidores das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. 

Outra mudança diz respeito ao custo da entrega: a empresa promete frete grátis para compras que ultrapassem os R$ 149. Não se sabe se a condição é promocional ou permanecerá como característica da Amazon brasileira. A loja aceita pagamento em até dez vezes no cartão de crédito (sem juros) ou por boleto bancário.  

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