qua, 12 de agosto de 2026

Agricultor perfura poço em busca de água e descobre petróleo no Ceará

Descoberta ocorreu em propriedade rural de Tabuleiro do Norte e foi confirmada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O que seria apenas uma tentativa de encontrar água para enfrentar a seca acabou se transformando em uma descoberta surpreendente no interior do Ceará. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou nesta quarta-feira (21) que a substância encontrada em um sítio na cidade de Tabuleiro do Norte é petróleo cru.

A descoberta aconteceu quando o agricultor Sidrônio Moreira perfurava um poço artesiano em sua propriedade rural em busca de água para abastecimento da família e dos animais. Durante a perfuração, a cerca de 40 metros de profundidade, começou a sair um líquido escuro, viscoso e com forte cheiro semelhante ao de combustível.

Desconfiados de que poderia se tratar de petróleo, os moradores acionaram a ANP, que iniciou uma investigação técnica no local. Após análises laboratoriais e estudos realizados em parceria com instituições de pesquisa, a agência confirmou oficialmente que o material encontrado é petróleo cru.

Segundo especialistas, o caso chamou atenção por conta da baixa profundidade da ocorrência. Normalmente, reservas de petróleo são encontradas em camadas muito mais profundas do subsolo, o que torna a descoberta considerada rara.

Agora, a ANP dará sequência aos estudos geológicos para avaliar o tamanho da possível reserva subterrânea e verificar se existe viabilidade econômica para exploração comercial da área. Até o momento, não há prazo para conclusão da análise nem garantia de futura exploração.

Pela legislação brasileira, os recursos minerais do subsolo pertencem à União. No entanto, caso a exploração seja autorizada futuramente, o proprietário da terra poderá receber compensações financeiras sobre a produção.

Foto: Marcelo Andrade / IFCE Fonte: CNN Brasil

Compartilhe!

    Relacionados