82% dos brasileiros foram impactados financeiramente pela pandemia, diz pesquisa

Quase 40% tiveram alguma crise de ansiedade e depressão durante a quarentena.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas mostrou que 82% dos brasileiros foram impactados financeiramente pela pandemia do novo coronavírus.

O Brasil aderiu ao isolamento social no fi​​m de março com o fechamento do comércio e outros serviços, de forma geral. No Estado de SP, onde há mais de mil mortes pela covid-19, a quarentena foi prorrogada até o dia 10 de maio pelo governador João Doria (PSDB).

De acordo com o levantamento, desses 82%, 33% sofreram muito com a paralisação da maioria das atividades no Brasil, 19,5% disseram sentir o prejuízo de uma crise comum e 29,4% foram pouco impactados pela pandemia.

Outros 16,2% alegaram que não sentiram financeiramente os reflexos da pandemia e 1,9% não soube ou não opinou.

A pesquisa ouviu 965 pessoas, por telefone, em todas as regiões brasileiras, entre os dias 13 e 16 de abril.

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, a seleção dos entrevistados dentro do município, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

PSICOLÓGICO

A saúde mental também foi abordada pela Paraná Pesquisas e o resultado preocupa. Segundo o levantamento, 39,3% dos entrevistado disseram ter sofrido alguma crise de ansiedade, depressão ou outro problema psicológico durante o isolamento social.​

FONTE: Informações | sbtinterior.com

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password