19 sacerdotes e teólogos acusam o Papa Francisco de heresia 

Em carta aberta, grupo conservador pede investigação do atual papado por “ir contra mandamentos da igreja” em assuntos de cunho moral. 

Um grupo de sacerdotes e teólogos escreveram uma carta aberta ao Colégio dos Bispos da Igreja Católica acusando o Papa Francisco de “heresia” – uma das mais graves acusações que podem ser feitas a um clérigo. 

Na carta, publicada ontem (30), no site católico LifeSiteNews, tece críticas ao papa, os 19 signatários alegam que o conjunto dos bispos católicos deve investigar Francisco pelo “delito canônico da heresia” e pregam que outros sacerdotes critiquem Francisco publicamente. 

Trata-se de mais um sinal do crescente enfrentamento entre os tradicionalistas católicos – insatisfeitos com declarações do papa em questões como sexualidade – e os apoiadores do atual papado. 

Os motivos da “heresia”, dizem os signatários, é que o papa teria suavizado posições que, na opinião deles, vão contra os mandamentos da igreja em diferentes assuntos: os acusadores afirmam que Francisco não tem se oposto veementemente o bastante ao aborto, tem dado sinais de abertura do Vaticano a homossexuais e divorciados, e tem se aproximado de protestantes e muçulmanos. 

Em 2015, por exemplo, o papa organizou uma conferência no Vaticano na qual tentou relaxar as regras que impedem divorciados e pessoas em um segundo casamento de receber a Comunhão – uma vez que a igreja considera o casamento indissolúvel e o novo casamento, um adultério. 

Eles também citam casos em que o papa teria protegido ou sido conivente com cardeais e bispos que, segundo a carta, estariam protegendo abusadores sexuais ou até cometido abusos. 

Uma parte significativa da carta se concentra em críticas a um documento papal do ano seguinte, o Amoris Laetitia (A Alegria do Amor, em tradução livre), em que Francisco fala em tornar a igreja mais inclusiva e menos disposta a julgamento de seus 1,3 bilhão de fiéis. 

No documento, o papa pede uma igreja menos rígida e mais cheia de compaixão diante qualquer membro “imperfeito”, como os divorciados e os em segundos casamentos civis. 

Debates morais 

Após a publicação do Amoris Laetitia, grupos acusaram o papa de criar confusão em torno de questões morais importantes, diz a agência Reuters. 

Nas 20 páginas da carta desta terça-feira, os signatários dizem que tomaram “esta medida (carta aberta) como um último recurso para responder ao acúmulo de danos causado pelas palavras e atos do papa Francisco ao longo de diversos anos, dando abertura para uma das maiores crises na história da Igreja Católica”. 

O documento também critica o papa por ter dito que as intenções de Martinho Lutero (pai da Reforma Protestante, momento de ruptura do cristianismo) “não eram equivocadas” e por Francisco ter assinado um comunicado conjunto com luteranos no qual mencionava os “presentes teológicos” da Reforma. 

Também foi criticado o comunicado conjunto que o papa assinou em fevereiro com um líder muçulmano em Abu Dhabi, dizendo que o pluralismo e a diversidade de religiões era um “desejo de Deus”, o que irritou conservadores católicos. 

O signatário mais conhecido entre os 19 que divulgaram a carta é o padre britânico Aidan Nichols, 70, da ordem dominicana, autor de diversos livros e teólogo proeminente. 

Consultado pela agência Reuters, o Vaticano não se pronunciou sobre a carta até a publicação desta reportagem. 

Heresia 

A acusação de heresia soa quase medieval e raramente é usada na Igreja Católica moderna, informa o repórter da BBC John McManus. Ainda assim, é uma acusação séria, especialmente quando tecida à cúpula da organização. 

Cabe a um departamento específico do Vaticano, a Congregação para a Doutrina da Fé, a tarefa de “julgar os delitos contra a fé e os delitos mais graves cometidos tanto contra a moral como na celebração dos Sacramentos”. O grupo é composto por seis cardeais e deriva da Santa Inquisição, estabelecida em 1542. 

O professor de Teologia Massimo Faggioli, da Universidade Villanova (EUA), diz à Reuters que a carta é o exemplo da extrema polarização que afeta a igreja atualmente, a despeito da grande popularidade do papa mundialmente. 

Ele avalia, porém, que a carta traz “poucas críticas legítimas e construtivas do pontificado e de sua teologia” para embasar uma acusação de heresia até o momento. 

FOTO: Reprodução | Reuters/Yara Nardi 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password