16° BPM/I realiza solenidade comemorativa, alusiva ao “Dia do Soldado” 

Com diversos motivos para comemorar esta data, o 16° BPM/I tem sido destaque em toda a região e por que não dizer, em todo o Estado de São Paulo. 

Na última quarta-feira (21), no Teatro Municipal de Fernandópolis/SP, o 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou a Solenidade Comemorativa Alusiva ao Dia do Soldado, o “Dia do Soldado” é uma data comemorada anualmente no Brasil, no dia 25 de agosto e instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803, que entrou para a História como “o pacificador”, sufocando muitas rebeliões no período Imperial, algumas sem derramamento de sangue.  

O Duque de Caxias foi comandante das forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai, em janeiro de 1869. Todos os anos, nos lembramos deste ilustre personagem da nossa história, para renovarmos o nosso compromisso profissional, inspirados em seu exemplo de militar íntegro, homem digno, sereno, patriota e respeitador dos princípios de humanidade, entre inúmeras outras qualidades.  

O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. O significado da palavra não consegue exprimir a importância do personagem que faz parte da história do nosso país e está presente nas Forças Armadas e nas Polícias Militares.  

Mais que uma data simbólica, é um dia para nos lembrarmos dos homens e mulheres que, em prol da vida das pessoas e do bem-estar da sociedade, servem ao nosso país com brio, honradez e nobreza. Ser soldado é uma característica de todos os policiais militares, profissionais de Segurança Pública, prontos para servir à população, mesmo com o risco de suas próprias vidas.  

Por isso, no Dia do Soldado, o 16º BPM/I parabeniza a todos os que fazem parte desta Instituição e todos os anos realiza nesta ocasião sua Solenidade de Valorização Policial Militar, tendo na edição deste ano de 2019, a entrega da Medalha Valor Militar nos graus Bronze, Prata e Ouro, a entrega das Láureas de Mérito Pessoal e a entrega de Certificados de agradecimento aos nossos veteranos que neste ano ingressaram em uma nova fase de suas vidas, finalizando suas carreiras no serviço ativo. 

Estiveram presentes, além dos Policiais Militares Homenageados, seus familiares e amigos, os alunos da Escola Superior de Soldados, o Secretário de Trânsito de Fernandópolis, senhor Ederson da Silva, representando o Prefeito Municipal André Pessuto, diversas autoridades civis e militares. 

Com diversos motivos para comemorar esta data, o 16° BPM/I tem sido destaque em toda a região e por que não dizer, em todo o Estado de São Paulo.  

Nas 49 cidades que integram a área de 11.418 Km² deste extenso Batalhão, cada Policial Militar tem se dedicado dia e noite na prevenção de crimes, aprofundando a cada dia o bom relacionamento com uma comunidade, cada vez mais atuante e, além disso, mantendo sempre uma rápida resposta, fazendo com que os criminosos sejam detidos e respondam à justiça, pelos crimes cometidos.  

De Janeiro a Julho de 2019, foram 40.965 ocorrências atendidas, 50 armas de fogo apreendidas, 90 veículos recuperados, 723 prisões efetuadas, 457 procurados recapturados, 673,597 Kg de drogas apreendidas e 561 Mediações Comunitárias Realizadas. 

Entre as cidades com mais de 50 mil habitantes apontadas como mais seguras do Estado de São Paulo por uma pesquisa do Instituto Sou Da Paz, Fernandópolis, sede da 1ª Companhia, conquistou a 27º colocação e Votuporanga, sede da 3ª Companhia, está na 38ª posição neste ranking, as demais sedes de Companhias, Jales, Santa Fé do Sul e Cardoso, só não apareceram na pesquisa por não possuírem mais de 50 mil habitantes no período pesquisado e toda a região do 16º BPM/I, cada pequeno município, apresenta índices muito positivos dos quais nos orgulhamos muito.  

Poder apresentar à população estes excelentes resultados na área da Segurança Pública e, fazer de nossas cidades, lugares cada vez melhores de se viver, com mais qualidade de vida e segurança, é resultado do trabalho árduo de nossos Policiais Militares e é uma honra poder homenagear parte deste tão valoroso efetivo, que na data de hoje, merece toda a deferência e reconhecimento público. 

0 Comentários

Deixe um Comentário

19 + dezenove =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password