WhatsApp é aliado de aluno e professor em sala de aula

Quando começa a aula, a primeira ordem do professor é que os alunos desliguem os celulares. Na escola Darci Ribeiro, no Jardim Santo Antônio, é o contrário: convém aos estudantes manter os aparelhos ligados para ficarem informados, em tempo real, sobre as lições e o compromisso de entregar as tarefas, utilizando o WhatsApp.

A ideia de usar o aplicativo de celular veio do professor de geografia Wagner Soeiro. Ele sabe o número do telefone de cada aluno e criou um grupo na rede social para compartilhar as lições. “Já conversava com os alunos pelo WhatsApp, os que me procuravam para tirar dúvidas sobre a matéria. Foi aí que percebi que poderia usar essa ferramenta para distribuir questões. E deu certo”, diz o professor.

Como o aplicativo também sinaliza que o aluno recebeu a mensagem, inclusive quando leu, acabaram as desculpas para não entregar a tarefa. Ou seja, quem ignora o professor pode perder pontos na nota. Para facilitar o lado do aluno, Wagner até aceita que a resposta venha por mensagem de voz. Tudo é arquivado para depois entrar na composição da nota. A boa participação é fundamental para passar de ano.

Uma dos alunas do professor, Isabella Dazis Santos, de 12 anos, acha que o uso do aplicativo torna a aula menos chata. “O ruim é ter de escrever corretamente pelo teclado do telefone. De resto é bem prático. Salva muito tempo”, fala o estudante, do 7º ano.

Acostumado com o linguajar cifrado dos estudantes, o professor Wagner até permite que os alunos usem as gírias para responder as questões, desde que seja de uma forma “legível”. O importante é não ignorar o sinal de alerta quando ele envia a lição.

Conteúdo visto em grupo

O sistema de comunicação WhatsApp Messenger é um aplicativo multiplataforma que permite a trocar de mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Funciona pela internet e está disponível para equipamentos do tipo smartphones iPhone, BlackBerry, Windows Phone, Android e Nokia.

Como no exemplo do professor e dos alunos da escola em Rio Preto, o aplicativo permite trocas de mensagem em grupos. No caso deles, é o grupo da classe, para o qual as mensagens são transmitidas simultaneamente. O sistema também comporta o envio de áudios e de imagens, tanto fotos quanto vídeos.  DiárioWeb

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password