Votuporanguense representa o Brasil no maior torneio de formação profissional do mundo

Realizada pela primeira vez no Brasil, a WorldSkills Competition será sediada em São Paulo, de 11 a 16 de agosto

O Senai-­SP disputará o maior número de ocupações durante a WorldSkills Competition, o principal torneio de formação profissional do mundo, que será realizado de 11 a 16 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O estado terá representantes em 17 das 41 áreas industriais com participação brasileira. Os 19 competidores paulistas equivalem a 34% da delegação brasileira, que totaliza 56 integrantes e já é considerada a maior desde o início da participação brasileira no evento, em 1983.

Diego Soares de Oliveira, um dos competidores que representarão a indústria paulista, é estudante da Escola Senai de Votuporanga e disputará a modalidade de Movelaria.

O votuporanguense defenderá o Brasil ao lado de alunos da entidade dos municípios de Araraquara, Pompeia, Bauru, Marília, Diadema, Rio Claro e São Paulo. Todos eles passaram por disputas estaduais e pela Olimpíada do Conhecimento, etapa nacional da competição, além de outras seletivas organizadas pelo Senai Nacional.

Em sua 43ª edição, a WorldSkills reunirá mais de 1,2 mil jovens de 63 países. Todos os competidores têm menos de 22 anos de idade e disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços. As provas têm duração de quatro dias e os competidores são desafiados a alcançar índices de excelência durante a execução das tarefas, que são semelhantes às que realizariam no ambiente de trabalho.

Tradição

Nesta edição, o Senai pretende manter a tradição de subir ao pódio durante a WorldSkills. Em 2013, no torneio realizado na Alemanha, o Brasil ficou em segundo lugar na classificação geral. Das 12 medalhas conquistadas pela delegação brasileira, sete vieram para São Paulo: duas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Apoio da torcida

Ao contrário de outras edições, os competidores brasileiros poderão contar com o apoio de sua torcida na WorldSkills São Paulo 2015. É a primeira vez que uma cidade da América Latina recebe o evento. A escolha da sede – feita a partir da candidatura dos países associados à WorldSkills International – avaliou aspectos como capacidade e infraestrutura. O interesse do Brasil em receber a competição se deu, principalmente, pela capacidade de o evento aumentar o interesse dos jovens brasileiros pela educação profissional.

A competição ocupará 213.000 metros quadrados do Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções.

Prata da casa

Diego Soares já conquistou medalha de ouro para a unidade do Senai local..

No ano passado, o aluno Diego Soares de Oliveira, do Senai/Cemad (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial /Centro Tecnológico de Formação Profissional da Madeira e do Mobiliário) conquistou uma medalha de ouro na Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, realizada no Expominas, em Belo Horizonte. É a primeira vez que o Senai de Votuporanga conseguiu esta premiação nacional.

Diego fez o curso de Aprendizagem Industrial Marceneiro nos anos de 2012 e 2013, e concorreu na modalidade Marcenaria de Móveis. Em Minas Gerais, ele enfrentou quatro dias de prova, somando 22 horas, realizadas em três dias de seis horas e um dia de quatro. A avaliação consistiu na montagem de um móvel, que é a mistura de um criado mudo e um rack. Da Redação A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password