Votuporanguense disputará open de taekwondo nos EUA

João Pedro Ribeiro Figueiredo, de apenas 9 anos de idade, se prepara para participar de um dos campeonatos de taekwondo mais importantes do mundo. Com apoio da Liga Nacional de Taekowndo, reconhecida pelo governo coreano, o votuporanguense disputará o Open USA, que será realizado em novembro nos Estados Unidos, em cidade a ser definida.

O mestre Francisco Sobrinho, da Liga, explica que a competição de nível internacional reúne lutadores de variados países e é considerada etapa importante de preparação para o atleta que deseja investir na carreira e conquistar títulos olímpicos dentro da categoria.

A ideia de participar do Open Usa veio após João Pedro ter conquistado o título de campeão da América Latina, na categoria sub-11 na Copa América de Taekwondo, promovida em fevereiro deste ano, na cidade de Arujá-SP. O garoto também já conseguiu outras medalhas em competições da categoria.

João Pedro treina na Academia Cavalin, de Votuporanga, pelo menos seis horas por semana, divididas em três dias. Durante as aulas, desenvolve, habilidades exigidas pela modalidade.

A ligação com o taekwondo surgiu depois que João Pedro treinou por dois anos o karatê. Foram os pais que perceberam que o garoto tinha o perfil para as lutas marciais. “Desde pequeno, incentivamos a participação dele nos esportes. Com o tempo, vimos que ele passou a ter curiosidade sobre o taekwondo. Apresentamos a academia Cavalin para ele, onde começou os treinos e não parou mais. Hoje ele é faixa amarela com ponta verde, mas com pretensão de atingir a faixa preta e pontuar no ranking da federação”, comentou o pai Widenilson Pereira Figueiredo.

O Mundial será a primeira competição fora do Brasil do atleta João Pedro. Agora, a família busca patrocinadores que possam auxiliar na viagem e nos treinos. Interessados em contribuir devem entrar em contato pelo (17) 99746-1335.

Taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana, que utiliza 70% das pernas e 30% das mãos e braços. A modalidade teria surgido por volta do século VII d.C. No Brasil, o primeiro campeonato brasileiro dessa arte marcial ocorreu em 1973.

A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”. O significado revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais, sendo uma das mais apreciadas do mundo e, também, um dos poucos desportos de luta a ser uma modalidade olímpica.

A graduação na modalidade é subdividida em “gubs”, de modo que cada um deles marca a evolução do praticante na arte marcial. Assim como em outras artes marciais, cada fase é identificada por uma cor de faixa: branca (10ºgub), branca com amarela (9ºgub), amarela (8ºgub), amarela com verde (7ºgub), verde (6ºgub), verde com azul (5ºgub), azul (4ºgub), azul com vermelha (3ºgub), vermelha (2ºgub), vermelha com preta (1ºgub) e faixa preta.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password