Votuporanga + Verde: mais de 200 árvores já foram plantadas

Lançado no início de abril, o programa “Votuporanga + Verde” fecha o mês com mais de 200 árvores plantadas nas calçadas de estabelecimentos comerciais e residências localizadas na região central da cidade. O projeto de arborização é uma iniciativa da Saev Ambiental e da Prefeitura de Votuporanga que plantarão 2,5 mil mudas na área central da cidade, entre a Rua Itacolomi até a Avenida José Marão Filho e entre as ruas das Bandeiras até a Minas Gerais até 2016.

O programa “Votuporanga + Verde” tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população. “Com mais árvores conseguimos melhorar a qualidade do ar, temos mais sombra, o que acaba amenizando o calor, além de tornar a cidade mais bonita”, destacou o prefeito Junior Marão.

A proposta é que o projeto aconteça no município em três etapas, sendo: a primeira etapa (2014): plantio de cerca de 800 mudas até o final do ano; segunda etapa (2015): plantio de 1 mil mudas durante todo o ano, e a terceira e última etapa (2016) – plantio de 700 mudas durante o período de dez meses. Esta ação está prevista no Plano Municipal de Arborização Urbana, elaborado em 2013, e de acordo com a Lei Complementar nº 145/2009.

Uma arborização bem planejada, além de trazer para as cidades, um pouco do ambiente natural, é de fundamental importância para a qualidade de vida dos cidadãos tendo como principais objetivos: promover um ambiente de visual agradável; diminuir consideravelmente temperatura, embaixo das sombras; influenciar na velocidade e direção dos ventos; produzir sombreamento; minimizar os níveis de ruídos produzidos pelo trânsito; ajudar no controle da poluição atmosférica e visual, e aumentar a vida útil do capeamento asfáltico das ruas.

Para o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, o programa de arborização propõe mais que o simples embelezamento da região central de Votuporanga. “A proposta é criar um ambiente acolhedor onde as pessoas se sintam bem e que tenham prazer em andar pelas calçadas com um olhar mais contemplativo sobre a cidade e sobre a natureza. Apesar de Votuporanga ser uma cidade bem arborizada, a nossa região central ainda é carente de árvores, por isso a importância deste projeto”, destacou Guarizo.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password