Votuporanga terá curso profissionalizante de doula e educadoras perinatais

Capacitação gratuita será de 11 a 18 de fevereiro, com 80 horas de duração, sendo desenvolvido das 8h às 18h

 

A humanização do nascimento se faz cada dia mais presente na realidade de assistência neonatal. As mulheres gestantes e casais que vão ter filhos estão em busca de informações confiáveis e serviços que os ajudem. Este crescente movimento de busca por uma gestação saudável e parto tranquilo está demandando profissionais capacitadas e competentes para orientar, auxiliar, informar, cuidar e dar apoio consciente neste momento, que é a chegada de um filho.

 

Dessa forma, o Matriusca (Bem Estar das Mulheres em todos os Ciclos de Vida) e Rehuna (Rede pela Humanização do Parto e Nascimento), em parceria com o Bem Estar, fará a formação de doulas e educadoras perinatais. A Santa Casa de Votuporanga apoia essa proposta e também é parceira da iniciativa. O curso intensivo será de 11 a 18 de fevereiro, com 80 horas de duração. Ele será ministrado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Votuporanga, gratuitamente, das 8h às 18h.

 

A doula proporciona conforto físico e emocional durante o trabalho de parto, enquanto a educadora perinatal organiza grupos, planeja e ministra cursos para gestantes, dá palestras sobre o tema, orientando casais durante o pré-natal.  O curso será destinado a profissionais de enfermagem, obstetrícia, psicólogas, terapeutas, instrutoras de yoga, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, doulas que buscam aperfeiçoamento e toda e qualquer mulher que tenha interesse no trabalho de cuidado e educação para o período gestacional.

 

A equipe docente é multidisciplinar e conta com doulas experientes, obstetra, enfermeiras obstetras, psicóloga e educadoras perinatais. As aulas serão ministradas de maneira interativa, com exposições teóricas, discussões em grupo, vídeos e também vivências. Durante a dispersão prática as alunas entrarão em contato com o ambiente hospitalar, as rotinas dentro da maternidade, a forma de abordagem, como trabalhar junto com a equipe de plantão, como dar assistência dentro do centro cirúrgico. Também terão oportunidade de participar ativamente com mulheres grávidas no contexto de grupos educacionais.

 

O curso de formação conta com um programa completo, em que serão abordados temas relacionados a fisiologia da gestação e parto, características do pré-natal, aspectos emocionais, técnicas e métodos de trabalho para a doula e educadora perinatal, elaboração e implementação do plano de parto, a dor do parto e como lidar com ela. Também: tipos e posições de parto; movimentos e respirações; sensibilização sobre o toque e massagem; vocalizações e utilização do rebozo durante o trabalho de parto; assistência da doula em diferentes ambientes; bioética e recomendações para o atendimento; o papel da doula e seu código de ética; doula como profissão e vocação e como lidar com situações especiais, como por exemplo prematuridade, luto, etc.

 

“As doulas usam as mãos, as palavras, os olhares e mais do que isso, algo intangível, aquilo que permeia a conexão entre as duas almas. O encontro neste lugar sagrado que é o Trabalho de Parto. O momento em que a mulher dará a luz a seu filho. A doula está conectada a esta ancestralidade da natureza feminina e sabe se moldar a cada diferente mulher. A magia da conexão e entrega assim acontece”, destaca a doula Fabiana Higa.

 

Outras informações nos telefones (17) 99789 6603 ou 98211 3522.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password