Votuporanga terá 98 atletas nos Jogos Abertos em Bauru

Cidade tem a esperança de conseguir nesta edição a melhor colocação de sua história; Biribol e Ciclismo são fortes candidatos ao pódio

Bauru já começou a respirar os ares dos Jogos Abertos do Interior. A competição volta para a cidade depois de dois anos, e será realizada a partir do dia 17 de novembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a delegação votuporanguense será composta por 112 integrantes, incluindo 98 atletas e mais o pessoal de apoio. A esperança é que a cidade consiga superar a melhor colocação de sua história, alcançada no ano passado quando terminou a competição em 10° lugar.

O grande destaque da cidade tem sido o biribol, responsável pela primeira medalha de ouro, conquista em 2007, façanha repetida em 2009 e 2013. Com relação a destaques individuais, Daniel Marcheti, também já foi medalha de ouro na natação. Ciclismo, judô, tênis masculino e kickboxing são outros esportes que a cidade deve ficar entre os finalistas.

“O Jogos Abertos do interior é uma das maiores competições da América Latina. Este ano são 22 mil atletas participando do evento. Vivemos uma perspectiva muito boa de a cidade conseguir uma excelente posição no geral. Já no ano passado superamos grandes cidades do Estado. Mais uma vez vamos forte para conseguir superar a marca de 2013”, afirmou o secretário de esporte e lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro.

O secretário ainda destacou o desenvolvimento do esporte e de atletas caseiros, que tem conseguido resultados expressivos a nível estadual. “Estamos em um projeto que começou a seis anos atrás. Hoje, oferecemos em Votuporanga a ‘Bolsa Atleta’ e ‘Bolsa Auxílio’, programas que ajudam a manter atletas de destaque da cidade, sem perdermos estes para grandes centros”, explicou.

De acordo com Mineiro, antes Votuporanga participada dos Jogos Abertos com cerca de 50% de atletas contratados de fora. Hoje, esse percentual caiu para 10%. Nesta edição da competição, apenas 16 atletas não são da cidade. Eles fazem parte da equipe masculina de tênis e também do vôlei feminino.

“Vemos isso como uma chance intercâmbio e de integração de nossos atletas ainda inexperientes, com outros mais experimentados e acostumados com grandes competições” comentou. De acordo com ele, esses atletas são financiados por empresas locais que associam suas marcas ao esporte.

Jogos Abertos de 2013

No ano passado, a cidade teve o seguinte desempenho: ouro no biribol e no tênis masculino; bronze no futebol masculino (até 20 anos) e no vôlei de praia masculino e feminino; bocha, 8° lugar; ciclismo masculino, 6° lugar, ciclismo feminino, 7° lugar; kickboxing masculino e feminino, 4° lugar; vôlei feminino, 7° lugar.

Biribol

O técnico da equipe de biribol, Bene Santana, disse que espera repetir os resultados dos últimos anos e revelou os principais adversários nos Jogos Abertos deste ano. “Somos tricampeões dos Abertos e hexacampeões dos Regionais. Na liga nacional estamos em 4° lugar, então esperamos um bom resultado em Bauru. Temos grande chances de sermos campeões ao lado das equipes de Taquaritinga e Americana”, afirmou.

Ciclismo

Outro esporte que Votuporanga tem se destacado é o ciclismo. O técnico da equipe Votuporanguense, José Antônio Godoy Vilches, comentou sobre as chances nos Jogos Abertos. “Temos uma equipe muito competitiva e também esperamos por bons resultados. Fomos ouro nos Jogos Regionais e devemos incomodar os adversários nos Abertos. Tenho priorizado a harmonia da equipe nos treinos, já que temos que contar com muitos ciclistas pelas diversas modalidades disputadas”.

Capoeira

Na capoeira, Mestre Lousado, explicou que o esporte além da competição tem o foco na formação do cidadão, mas que em Bauru a equipe da Capoeira vai em busca de resultados. “Primeiramente destaco que usamos os trabalhos de base da Secretaria para formação de cidadãos e depois de atletas. Estamos treinando muito para a competição e já temos como ponto positivo os bons resultados conseguidos nos Regionais. Nos Abertos não vamos esperar para participar, e sim para competir”, informou.

Ele também aproveitou o espaço para convidar a população de Votuporanga a participar no dia 29 de novembro do Encontro Interestadual de Capoeira. O evento acontecerá na cidade e deve reunir cerca de 400 capoeiristas. Fábio Ferreira/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password