Votuporanga tem queda no número de exames de mamografia neste ano

Queda é de 25% neste ano, em relação ao mesmo período de 2015. Dado é da Secretaria de Saúde de Votuporanga.

O câncer de mama mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil, é a doença que mais mata, e o Outubro Rosa é o mês de incentivo ao combate ao câncer. Mesmo assim, em Votuporanga (SP) houve queda de 25% no número de exames neste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

No Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga são feitas cerca de 400 mamografias por mês. As mulheres que estão no grupo de risco, que têm, entre 50 e 69 anos, vêm encaminhadas dos postos de saúde e também podem agendar o exame pelo telefone. A ligação é de graça. “A mulher vai ligar no 0800, vai agendar e só vir com os documentos pessoais. Dependendo do resultado do exame, vamos complementar com outros exames e se der alteração, vamos encaminhar para a linha de cuidados”, afirma a supervisora de enfermagem Cláudia Canela.

O problema é que muitas delas marcam, mas não comparecem. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, este ano o número de mamografias feitas na rede pública de saúde em Votuporanga é 25% menor que o registrado no ano passado. “Isso é preocupante em dois fatores, primeiro a mulher deixa de se diagnosticar  e segundo tira a oportunidade de outra de ser diagnosticar. Em média, por mês, 60 mulheres não comparecem ao exame”, afirma a gerente administrativa Marilza Cardi.

O número é preocupante e vai na contramão do cenário nacional. De acordo como rastreamento feito pelo Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, as mamografias feitas por mulheres de 50 a 69 anos aumentaram 61%, no país.

A aposentada Márcia Leite está nesta estatística. Ela não falta às consultas ao ginecologista e, pelo menos uma vez por ano, faz a mamografia. “A gente tem que prevenir e não deixar para depois. Não dá para não deixar de fazer”, afirma Márcia. G1

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password