Votuporanga tem melhor setembro em três anos

Na região, Votuporanga é o terceiro melhor município

O mês passado fechou com saldo positivo em relação às novas vagas de emprego em Votuporanga. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a diferença entre contrações e demissões ficou positiva em 98 novos postos de trabalho.Onúmero supera o desempenho do mesmo mês nos três últimos anos. Em setembro de 2013, foi contabilizado saldo negativo: -106. Na comparação com 2012, Votuporanga somou 49 contratações no mês. Já em 2011, setembro fechou de novo no negativo: -23.

Os dados

Em setembro de 2014, a indústria de transformaçãofoi quem puxou as admissões, com 45 novas vagas. A área de serviços contabilizou 41 contratações e o comércio, 35. O setor de agropecuária registrou duas demissões em Votuporanga. A extrativa mineral teve uma contratação. As baixas ficaram com a construção civil (-24) e administração pública (-2). No ano, foram 9.817 novas vagas contra 9.311 afastamentos. Já em comparação aos 12 meses, 12.900 votuporanguenses foram contratados e 12.606 demitidos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diogo Vicentini, acredita que os números positivos são pontuais e que não retratam melhora na economia. “Estamos na contramão do Brasil, que registrou o pior setembro de todos os tempos”, disse. Para Diogo, a economia de Votuporanga está caminhando bem. “As empresas se instalam na cidade, atraídas pelo poder de compra, porque sabem que vão ter venda. Além disso, somos a 6ª melhor cidade do país, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e essa colocação atrai investimentosem todos os setores”, afirmou

Região

Na região, o melhor resultado foi obtido por Monte Azul Paulista, que encerrou o mês com saldo positivo de 220 vagas e na 17ª colocação estadual. O terceiro melhor resultado foi registrado por Votuporanga, com saldo de 98 empregos e na 42ª colocação do ranking estadual. “Realizamos frequentemente comparações com municípios da região como Barretos, Olímpia, Catanduva, Rio Preto, Fernandópolis, Birigui e Araçatuba. Votuporanga apresenta crescimento acima da média, quando analisamos Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e Imposto Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)”, disse o secretário DiogoVicentini. Mirassol aparece na 27ª colocação, com saldo de 142 empregos gerados.

Brasil

No Brasil, foram abertas 123.785 vagas de trabalho com carteira assinada em setembro, uma alta de 6,8% em relação a agosto (115.860 vagas), mas uma queda de 41,35% em relação ao mesmo mês de 2013 (211.068 vagas). É o pior resultado para setembro desde 2001, quando foram gerados 80.028 empregos no país. Os dados divulgados pelo Ministério referem-se ao saldo entre admissões e demissões e estão sem ajuste, ou seja, sem as informações enviadas fora do prazo.

Andressa Aoki
andressa.aoki@diariodaregiao.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password