Votuporanga tem 1.946 microempreendedores

Gerente do Sebrae de Votuporanga, Rafael Matos do Carmo, diz que município possui potencial para aumentar o número

Aumenta a cada dia a quantidade de microempreendedores individuais pelo Brasil, Votuporanga tem atualmente 1.946 inscritos nesta modalidade, que tem como objetivo levar os trabalhadores para a formalidade garantindo a eles diversos benefícios, como a aposentadoria. Até o 31 de maio, todos eles devem fazer a declaração anual do Simples Nacional.

Rafael Matos do Carmo, gerente do escritório regional do Sebrae em Votuporanga, destacou que o município tem potencial para ter uma quantidade maior de microempreendedores. “A intenção é que os trabalhadores se formalizem, para garantir a geração de empregos e o desenvolvimento do município”, falou.

Com a atual situação econômica do país, Rafael destacou que a MEI pode ser um bom caminho, desde que seja criada tendo em vista uma oportunidade e não apenas a necessidade de ter um emprego. “Da necessidade surgem mais oportunidades de mortalidade do negócio”, disse.

Para Rafael, a oportunidade é alcançada mais facilmente por meio de uma pesquisa nos órgãos da cidade, como associações comerciais, sindicatos rurais e o Sebrae. É preciso verificar também o potencial de consumo da cidade.

O Sebrae ajuda a amadurecer as ideias. “Colaboramos na elaboração de um plano de negócios e, às vezes, é verificado que o projeto inicial não é viável e é preciso mudar o caminho”, falou o gerente da entidade.

Por meio do plano de negócios, elaborado com a colaboração do Sebrae, o interessado descobre quanto precisará investir. “Porém, o recurso não é o principal fator, mas sim a viabilidade do negócio”, disse.

Rafael comentou ainda que antes da formalização do negócio no Portal do Empreendedor, é preciso buscar informações na Prefeitura para a emissão do alvará de funcionamento. Leidiane Sabino/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password