Votuporanga sedia Simpósio de Liberdade Religiosa

No dia 18 de junho, Votuporanga irá sediar o II Simpósio de Liberdade Religiosa na Câmara Municipal. Com parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o evento regional irá reunir renomados profissionais defensores do tema das áreas jurídica e institucional.

O encontro discutirá sobre os princípios legais da Liberdade Religiosa; a Liberdade Religiosa como direito humano universal; a contextualização mundial; dados estatísticos no mundo e o papel dos líderes, das autoridades e dos formadores de opinião na defesa deste direito.

O público do evento é formado por membros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para o Simpósio, foram convidados prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais de cidades vizinhas como Álvares Florence, Parisi, Valentim Gentil, Fernandópolis, Cosmorama, Cardoso, Américo de Campos, Riolândia, Floreal, Nhandeara, Meridiano, Jales, Estrela D’Oeste, Ouroeste, Sebastianópolis do Sul e Pedranópolis.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC) e Associação Paulista Oeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia (APO) e tem apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Paulo.

Fabiana Lopes de Almeida, vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, destacou o objetivo da iniciativa. “A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico. A religião interfere no cotidiano de uma cidade e é extremamente importante que saibamos respeitar cada cidadão, inclusive aqueles que se dizem ateus, porque também têm o direito de não crer em nada”, disse.

Ela explicou que Votuporanga foi selecionada para o evento por se tratar de um município referência na região. “O simpósio acontece em grandes capitais e no mundo inteiro, como forma de reflexão com relação aos direitos humanos. A criação da Secretaria de Direitos Humanos e o conselho atuante foram decisivos para que a cidade fosse sede do encontro”, complementou.

 

Reunião

Para organizar o simpósio, uma reunião foi realizada na Secretaria de Direitos Humanos, coordenada pelo secretário Flávio Liévana. Amarildo de Jesus Martins – representante regional da ABLIRC –  contou que a parceria com a Prefeitura é fundamental para o sucesso do evento. “O Brasil é um dos melhores países do mundo com relação à liberdade religiosa. Porém, ainda existem alguns casos de preconceito e precisamos tomar conhecimento do tema”, disse.

Para ele, o objetivo do encontro é ensinar convivência pacífica e harmoniosa entre as religiões. “Cada líder tem a obrigação de ensinar seu povo a respeitar o próximo. A liberdade religiosa precisa ser protegida através da consciência e educação sobre o assunto”, complementou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password