Votuporanga se mobiliza para combater a dengue em evento neste domingo

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria da Cidade participa neste domingo, 1º de abril de um evento que abrirá a Semana do Dia Mundial da Saúde e encerrará a Semana de Mobilização do Combate à Dengue, idealizada pelo Governo do Estado.  Uma tenda educativa montada pelo setor de Controle de Endemias e Zoonoses – o Secez, estará na praça Iracema Borges Chagas, no Conjunto Habitacional Sonho Meu, das 08h às 12h. O evento conta com a parceria da Entidade Assistencial “Mão Amiga”.

De acordo com a Adelice Silva, integrante do departamento de Informação, Educação e Comunicação do Secez, diversas atividades estão sendo organizadas. “Para as crianças serão realizadas brincadeiras como o pesque saúde, a caixa de mensagens da dengue e a troca de criadouros por brindes, brincadeira que deverá ter início na sexta-feira, 30, com a entrega de sacos lixo para que os pequenos possam recolher o maior número de criadouros do mosquito transmissor e no domingo trocá-los pelos presentinhos, durante o evento”, detalha ela.

“Todas as atividades que o Secez desenvolve para a garotada são diretamente ligadas a temas importantes para a saúde pública, como a dengue e a leishmaniose”, explica Adelice. Ela destaca ainda que os números da dengue no município se apresenta baixo neste primeiro trimestre de 2012 (janeiro à março), foram 86 casos suspeitos e 05 positivos; “a mais de três semana Votuporanga não registra a transmissão da doença”. No ano de 2011, nos primeiros três meses do ano, foram 72 casos confirmados e 387 suspeitos.

A entrega de material educativo e orientações para o público adulto serão feitas por uma equipe de agentes de saúde, que também passarão informações importantes sobre doenças, principalmente, a leishmaniose, que continua registrando em Votuporanga um grande número de casos. Em 2011, dos 2.981 exames realizados em cães, 611 receberam diagnóstico positivo para a doença.

Semana de Combate à Dengue

A Semana de Mobilização de Combate à Dengue é realizada em todo país entre os dias 26 e 31 de março. Mas, em Votuporanga, o Secez vem realizando palestras e orientações em escolas, unidades de saúde e consultórios municipais desde o início do mês.  “Em nossa cidade a guerra contra a dengue é permanente, por isso, ações de rotina para esclarecimento da população são realizadas durante todo o ano principalmente com alunos dos Centros de Educação Municipal”, diz Adelice.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password