Votuporanga registra oito casos de gripe H1N1

Votuporanga contabiliza oito casos de gripe A somente neste ano. Foram registrados ainda dois óbitos por H1N1 no município. Em 2012, foi confirmado um caso de H1N1.

  
A gripe A é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. 

Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. Entre eles: febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e dificuldade de respirar.

Tratamento
É de extrema importância evitar a automedicação. No caso de H1N1, os ativos fosfato de oseltamivir ou zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) têm-se mostrado eficazes contra o vírus. Atualmente, o Tamiflu está disponível gratuitamente na rede básica de saúde para pacientes da rede privada e rede SUS. Em Votuporanga, a distribuição acontece no Mini Hospital do Pozzobon, 24 horas. 


JMJ
Na próxima semana, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude, a Vigilância Epidemiológica Municipal solicita a todos uma atenção especial com os cuidados de prevenção à doença. Pois haverá pessoas de diversos países e regiões do Brasil. Andressa Aoki

andressa@acidadevotuporanga.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password