Votuporanga registra 114 casos de dengue

 

Votuporanga já registrou 114 casos de dengue em 2013, enquanto do ano de 2012 teve apenas 15 pessoas com a doença. Situação é de alerta, assim como informou com exclusividade o jornal A Cidade no final do mês passado.

 

A região passa pela mesma situação e toma cuidados com relação à doença.

 

 

Adelice Silva, integrante do setor de informação, educação e comunicação do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde, as ações foram intensificadas para combater a doença.

 

 

“Estamos fazendo pulverização nas proximidades de residências que tiveram casos positivos; fumacê em bairros com número concentrado de casas, como o Pró-povo e Palmeiras I, onde há mais diagnóstico de dengue; e equipes em toda a cidade orientando, fazendo bloqueio e busca ativa”, disse Adelice.

Adelice destacou que ainda não é possível falar em epidemia, mas a cidade permanece em alerta devido a situação dos municípios vizinhos, que é crítica.

 

 

O mosquito aedes aegypti é o transmissor da dengue e, para evitar a sua proliferação, os moradores precisam ficar atentos, retirando os criadouros dos quintais; quando não é possível retirá-los, é preciso utilizar produtos alternativos, como por exemplo: detergente líquido, desinfetante, água sanitária e salmoura (solução de água+sal).

Os sintomas da doença são febre, dor no corpo e pele avermelhada; sem o tratamento adequado, a pessoa pode morrer.

 

 

Região

 

Enquanto Votuporanga está em alerta, em cidade como São José do Rio Preto, a situação é pior.

 

Com 2.962 confirmações, cinco mil com os sintomas e uma morte confirmada, o município decretou estado de emergência com a intenção de buscar mais recursos dos governos federal e estadual.

 

A situação de emergência só é decretada quando um município passa por um grande desastre ou epidemia.

 

 

Também passam por epidemia outros 11 municípios da região: Cedral, Uchoa, Severínia, Jaci, Icém, Mirassol, Andradina, Ilha Solteira, Fernandópolis, Pereira Barreto e Mira Estrela.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password