Votuporanga recebe novamente o Selo Verde Azul

Depois da excelente participação de Votuporanga no prêmio Prefeito Empreendedor, a cidade comemorou mais uma conquista nesta segunda-feira (2/4). Em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o prefeito Junior Marão recebeu o Selo Município Verde Azul edição 2011, repetindo o feito de 2010. A premiação foi entregue pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin e pelo secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas. Votuporanga foi representada ainda pelo secretário de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Geól. Gustavo Gallo Vilela e a bióloga Simone Neiva Rodella, diretora de divisão de Meio Ambiente.

O título é renovado a cada ano apenas para os municípios que cumprem com sucesso ações e projetos nas áreas de esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Todas as ações foram avaliadas pela equipe do Programa Município Verde Azul e reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em 2010, Votuporanga conquistou o prêmio pela primeira vez. Os maiores diferenciais para a melhora da classificação foram o tratamento do esgoto e a gestão dos resíduos sólidos. “Neste ano, aumentamos o nível de exigência e, mesmo assim, ampliamos em 14 o número de cidades que obtiveram acima de 80 pontos, isso mostra o maior comprometimento do nosso Estado. Parabéns aos municípios que fazem o Estado de São Paulo ser o pioneiro em implementação e incentivo a boas políticas ambientais”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas. Votuporanga obteve 85,52 pontos. 

O governador Geraldo Alckmin destacou que o Município Verde Azul é um dos mais importantes prêmios do Estado. “São Paulo está dando seu exemplo na questão ambiental. É com grande alegria que vemos os projetos de vocês, em educação ambiental, na recuperação de matas, no destino final dos resíduos, entre outras áreas. Antes era muito comum vermos lixões a seu aberto e, hoje, vemos grandes avanços. Ainda temos inúmeros desafios, mas melhoramos muito com ações locais para a causa global de preservação do meio ambiente”.

Ao todo, 485 prefeituras enviaram dados para avaliação e 158 municípios foram consagrados com o certificado do programa. Isso significa que mais de 20% das cidades do estado alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e foramreconhecidas pelo exemplo ambiental.

A importância do Selo

A nomeação de Votuporanga como um município “Verde Azul”, além de ser um orgulho para os moradores, fortalece as ações ambientais egarante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. O programa tem credibilidade ainda junto a instituições de financiamentos públicas e privadas.

Município Verde Azul

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password