Votuporanga recebe Circuito Sesc de Artes 2012 neste sábado

Neste sábado, dia 21 de abril, Votuporanga receberá mais uma edição do Circuito Sesc de Artes, a partir das 15 horas, na Praça São Bento. O roteiro contará com apresentações de música, teatro, circo, literatura, artes visuais e vídeo.

Entre os dias 17 de abril a 6 de maio, o Circuito Sesc de Artes percorrerá 88 cidades do interior, litoral e grande São Paulo (divididas em sete roteiros distribuídos pelo Estado), mobilizando 18 unidades do SESC em São Paulo e propiciando às comunidades, acesso a novas possibilidades de interação na artepor meio da realização de atividades artísticas e culturais em espaços públicos. Serão cerca de 50 atividades gratuitas, que reunirão cerca de 200 artistas brasileiros e estrangeiros.

Além de quebrar a rotina habitual das cidades, o Circuito Sesc de Artes pretende deixar rastros nesse cenário urbano com sua passagem, apresentando a arte de forma singular, a fim de proporcionar a construção de uma verdadeira educação que passa também pelos sentidos.

A programação do Circuito Sesc vai possibilitar ao público das cidades visitadas um amplo leque de atividades culturais, desde música, teatro, circo até  literatura, artes visuais e vídeo. Em 2011, o Circuito SESC de Artes reuniu aproximadamente 240 mil pessoas em torno de sua programação.

Programação  Circuito Sesc 2012

ARTES VISUAIS

15h:- Bordar São Paulo

com Beth Ziani (SP)

Oficinas em que o bordado é apresentado como uma linguagem artística da atualidade, mostrando a força das atividades coletivas como expressão da integração, da criação conjunta, da reflexão e da representação de temas variados: memória local, literatura, história de vida, entre outros. O projeto tem como objetivo reunir a memória de São Paulo e propiciar a experiência com a técnica do bordado livre.

Criação e arte: Joana Salles e Beth Ziani.

Oficineiros: Beth Ziani, Joana Salles, RiocoKayano e  Pedro João Cury.

Classificação: Livre

LITERATURA

16h:- Chuva de Poesias

Teatro Por Um Triz (SP)

Intervenção itinerante com atores que caminham e cantam. Eles abordam o público e propõem que se escolha um dos muitos poemas que se encontram enrolados e pendurados no interior de um guarda-chuva. Após essa escolha, o poema é declamado, como um presente aos participantes. A Cia. Teatro Por Um Triz, desde 1996, desenvolve espetáculos voltados principalmente ao público infantil, sempre mesclando o teatro de animação com o trabalho de ator.

Criação e direção: Teatro Por Um Triz.

Elenco: Andreza Mortean Domingues, Cristiana Gimenes Parada dos Santos e Marcelo Villas Boas.

Classificação: Livre

TEATRO

17h:- A Saga de Jorge

Grande Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades (RJ)

O espetáculo é baseado na versão alagoana da Folia de Reis e conta, em forma de folguedo, com seus dançadores e cantores multicoloridos, a história de São Jorge contra os dragões da maldade e do caos, reconstituindo nesta celebração a figura mí­stica que se preservou nas mais diferentes culturas. No Brasil, São Jorge é apresentado como mártir da Igreja Católica e como Orixá do Candomblé e da Umbanda. Os textos são cantados e narrados seguindo a métrica do cordel dos poetas populares. A peça utiliza técnicas do teatro de rua, do circo, música e danças populares para contar sua história.

Direção geral: Lígia Veiga.

Elenco: Adriana Aragão, Aline Figueiredo, Beth Beli, Emerson Boy, Fabio de Sousa, Lelena Anhaia, Ligia Veiga, Mafalda Pequenino, Milton Moreno, Pedro Lima, Pedro Struchiner e Sara Hara.

Duração: 80 min.

Classificação: Livre

CIRCO

18h30:- La Mutante Varieté

The Pambazos Bros (SP)

O espetáculo é composto por números cômicos e integrado por figuras bizarras do reino animal e vegetal. Mesclando técnicas de clown, malabarismo, dança e improvisação, este cabaré de variedades está sob o comando dos apresentadores Winston e Kingston. O grupo possui criações que privilegiam a linguagem do circo-teatro e buscam uma flexibilidade em relação aos locais de apresentação. A convivência do grupo em diferentes sociedades gerou o desejo de criar um projeto que enfatizasse as semelhanças encontradas nesses povos, articulando-as com o intuito de proporcionar identificação com o público, independente de suas raízes.

Direção e elenco: Diego Martinez e Jorge Zagarzazú.

Duração: 50 min.

Classificação: Livre

VÍDEO

das 18h30 até às 20h

Vídeos de Animação

Curtas-metragens (BR)

Exibição de curtas-metragens brasileiros de animação. Cada um dos roteiros contará com um programa diferente, a partir de uma curadoria elaborada.

Curadoria: Thomas Larson.

Classificação: Livre

Ogro

O Ogro é uma HQ que foi publicada em 1984 na revista Calafrio. A atmosfera densa e a abordagem expressionista impostas, pela arte de Julio Shimamoto, transformaram o roteiro de Antônio Rodrigues em uma pequena obra-prima.

Direção: Márcio Júnior e Márcia Deretti.

Duração: 8 min.

Ícarus

Um garoto de 4 anos que vive numa grande cidade e se sente só, pois seus pais trabalham muito.

Direção: Victor Hugo Borges.

Duração: 11 min.

MÚSICA

20h:- Ceumar (MG)

A cantora, violonista e compositora mineira iniciou sua carreira profissional em 2000, quando lançou seu primeiro álbum Dindinha. Três anos depois, em Sempre Viva, assinou a produção e os arranjos, e estreou como compositora. Depois vieram Achou! em2006, trabalho em parceria com Dante Ozzetti e Meu Nomeem2009, gravado ao vivo na capital paulista. Em 2009 mudou-se para a Holanda, e começou a apresentar-se ao lado do trio de jazz do pianista Mike Del Ferro, que havia conhecido três anos antes em um projeto em São Paulo. O reencontro rendeu o álbum Live in Amsterdan, gravado ao vivo na capital holandesa. No repertório dos shows, a cantora faz uma retrospectiva de sua carreira.

Elenco: Ceumar – voz, violão e percussão / Lelena Anhaia – baixo, cavaquinho e vocal / Priscila Brigante – bateria e percussão.

Duração: 70 min.

Classificação: Livre

Serviços

Dia:- 21 de abril

Hora:- partir das 15h

Local:- Praça São Bento – Centro

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password