Votuporanga realiza a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Evento acontecerá nesta quinta-feira do Polo UAB e tem como objetivo traçar metas para melhorar a qualidade de vida dos deficicentes

A Prefeitura de Votuporanga através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPcD) realizam a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 14 de maio, das 8h às 12h30, no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), que fica na rua Pernambuco, nº 1736, Vila Muniz.

O Secretário Emerson Pereira analisa que o evento é de extrema importância para Votuporanga. “Iremos debater pontos estratégicos para garantir cada vez mais os direitos das pessoas com deficiência. Acredito que estamos cada vez mais à frente das demais cidades, pois com a nossa Secretaria passamos a acompanhar as obras públicas em Votuporanga, para cobrar acessibilidade. Além disso, temos feito uma campanha junto aos empresários para poder contratar as pessoas com deficiência. Não queremos que cotas sejam cumpridas, mas sim, que a solidariedade e o amor ao próximo possam estar cada vez mais presentes na nossa sociedade”, frisou.

Vale destacar que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem vínculo administrativo com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, desde o mês de Abril, deste,  assim como o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN).

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Lucas Martins Mira, deseja que o evento desperte uma nova consciência nas pessoas e que os direitos possam ser exercidos.

Programação

A Conferência começa com café da manhã e inscrição. O tema deste ano a ser trabalhado é: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.

Várias autoridades locais estarão presentes. Também foram confirmados estudantes de Direito da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), representantes das entidades assistenciais do município, além de outros convidados.

A primeira palestra a ser ministrada na IV Conferência será pelo médico, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade São Francisco, consultor médico em Ortopedia e Traumatologia no Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis, Flávio Henrique Nuevo Benez dos Santos. Ele abordará o tema “Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional”.

Em seguida, o advogado, Mestre em Direito, Procurador Federal da Advocacia Geral da União, em exercício na Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS de Votuporanga, Dr Edgard Pagliarani Sampaio, esplanará sobre “Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social”.

Para encerrar a manhã de trabalho, Valéria Anciães Mass, formada em Belas Artes pela UFRJ, Especialista e perita em restauro e autenticidade de Obras de Artes pela Universidade de Pepenburg-Alemanha,  Mestre em Gestão de Risco e Tombamento Histórico pela Superior Universidade de Zurique-Suíça, Consultora do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e 2.ª Diretora–Secretária na APAE de Votuporanga. Ela falará sobre “A interação entre os Poderes e os entes federados”.

Dando continuidade na IV Conferência, serão formados eixos com os respectivos temas acima. Cada grupo seguirá para uma sala, com a finalidade de debater os temas e propor soluções. Essas diretrizes serão encaminhadas para as Conferências Estaduais e Federal e possivelmente daí sairão novas Leis que beneficiarão as Pessoas com Deficiência e a inclusão social acontecerá de fato.

Hoje em dia, muitos são os direitos das pessoas com deficiência ou algum distúrbio de aprendizagem, como Dislexia e Déficit de Atenção, porém, na prática é muito difícil para elas e suas famílias, terem suas necessidades prontamente atendidas, vamos lutar para mudarmos essa realidade.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password