Votuporanga possui mais de 23 mil trabalhadores com carteira assinada

Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os dados de geração de emprego do primeiro semestre deste ano; mais de 800 novos postos de trabalho foram criados

 

O grande crescimento de Votuporanga é comprovado dia a dia. Nesta terça-feira (23/7) o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os números de empregos com carteira assinada gerados em Votuporanga nos primeiros seis meses de 2013: foram 828 novos postos de trabalho criados na cidade, totalizando mais de 23 mil trabalhadores empregados com carteira assinada.

 

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Votuporanga, nos últimos 14 anos o número de pessoas que exercem atividade de emprego formal no município cresceu mais de 120%, já que em 1999 havia pouco mais de 10 mil pessoas com registro em carteira. “Se levarmos em conta que temos uma estimativa de que outras 23 mil pessoas trabalham como profissionais autônomos e em outras atividades que não possuem carteira assinada temos um grande índice de emprego registrado em Votuporanga: mais de 45 mil pessoas exercendo suas profissões”, afirmou o secretário Diogo Mendes Vicentini.

 

As duas áreas que mais geraram empregos em Votuporanga no primeiro semestre foram Indústria, com 430 novas vagas, e Serviços, com 396. “Somado ao comércio, são as áreas que mais temos pessoas empregadas no histórico de evolução de empregos formais registrado pela Prefeitura,”, disse Vicentini. Totalizando, são 7.428 pessoas trabalhando com carteira assinada nas indústrias da cidade, 6.716 no comércio e 6.640 no ramo de prestação de serviços.

 

Esta evolução no mercado de trabalho se deve a diversos fatores. “Votuporanga é uma cidade que preza pela qualidade de vida, com isso, temos diversos atrativos aos empresários que pretendem abrir seus negócios na cidade. Saúde, Educação, infraestrutura urbana de qualidade, enfim, vivemos um momento de crescimento muito positivo e equilibrado que favorece a economia”, explicou o secretário.

 

Só em 2013 foram abertas mais de 500 novas empresas em vários ramos de atividade, a maioria delas no setor de vestuário e alimentação. Um exemplo característico foi a instalação da grande rede de fast food, o Habib’s. “Desde 2000 tinha um sonho de trazer a marca para Votuporanga, como tinha contato com os donos da rede, consegui concretizar meu objetivo e hoje estou muito feliz porque vejo que para a cidade está sendo um ótimo progresso”, informou um dos proprietários da empresa, Eduardo Karkar. A franquia Votuporanga também é controlada pelos empresários Fábio Pastore e Isis Renata.

 

A franquia passou a gerar cerca de 70 empregos no município. Um dos colaboradores da rede que ocupa o cargo de gerente é Roberto Porcino, que também mudou de vida com o novo emprego. “Morava em São Paulo e já atuava na rede Habib’s, porém, em outra função. Conheci o Eduardo e ele me convidou para gerenciar a unidade de Votuporanga. Trouxe minha família para conhecer a cidade e gostamos muito daqui. Hoje estamos gostando muito de morar aqui, a cidade é acolhedora e tranquila”.

 

 

Luiz Honório, que também ocupa cargo de gerência na unidade, teve a oportunidade de voltar à cidade natal. “Minha família é de Votuporanga, mas eu trabalhei na rede Habib’s como garçom desde 1990. Em fevereiro eu voltei para Votuporanga e estava desempregado. Quando descobri que iria abrir uma unidade na cidade, entreguei meu currículo e hoje consegui voltar a trabalhar no Habib’s, que considero como uma família, e o melhor ainda, na minha própria cidade. Isso é muito gratificante”.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password